Parques Estaduais serão reabertos em SP: confira opções no Vale

pedra do baú são bento do sapucaí
(Foto: Câmara Municipal de São Bento do Sapucaí)

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), reabrirá 69 parques estaduais no dia 30 de setembro, após um fechamento temporário iniciado no dia 1º de setembro, que teve como objetivo priorizar a prevenção e o combate a incêndios durante o período crítico de seca.

Leia mais notícias da região aqui

Entre as unidades reabertas estão o Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Cunha e o Parque Estadual Campos do Jordão, que terá algumas trilhas fechadas, mas permitirá o acesso a áreas de uso público sob concessão.

Além disso, o Monumento Natural Pedra do Baú terá horários específicos de funcionamento para algumas trilhas, como a Pedra Ana Chata e o Bauzinho. Já outras unidades, como o Monumento Natural Mantiqueira e o Parque Estadual Mananciais Campos do Jordão, também estarão disponíveis, mas com restrições.

A reabertura foi decidida com base nas condições climáticas previstas e no grau de risco de incêndios florestais. A segurança dos visitantes continua a ser uma prioridade, e algumas áreas poderão ter horários diferenciados ou poderão ser fechadas novamente, caso o risco de incêndio aumente.

Para garantir a segurança e a preservação ambiental, a Fundação Florestal monitora constantemente as condições climáticas e a ocorrência de incêndios. Segundo o governo estadual a Operação São Paulo sem Fogo já investiu R$ 170 milhões na prevenção de queimadas, contando com uma equipe de 15 mil pessoas e 2 mil veículos, além de uso de satélites e drones para monitoramento.

Mais informações sobre as reaberturas e as unidades que permanecerão fechadas podem ser encontradas no site do Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS