Uma criança de um ano de idade, cuja identidade será preservada, morreu na noite deste domingo (29), durante internação na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas, após suposto afogamento, em Ribeirão Preto.
De acordo com o boletim de ocorrência, registrado como morte suspeita, o incidente teria ocorrido em 25 de setembro. Na ocasião, a criança, nascida em agosto de 2023, brincava com o irmão em uma piscina no bairro Heitor Rigon.
Em determinado momento, o irmão mais velho deixou a piscina e a criança, sozinha, continuou brincando na água. Nesse momento, a vítima teria sofrido o afogamento.
A criança foi socorrida por vizinhos, que realizaram os primeiros socorros. Uma ambulância encaminhou a vítima ao pronto-socorro local, sendo esta transferida para a Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas.
A criança, que teria dado entrada na unidade sem risco de vida, sofreu uma parada cardiorrespiratória de 35 minutos durante o atendimento médico. Na admissão ao Centro de Terapia Intensiva Pediátrica (CTIP), outras duas paradas cardíacas foram constatadas. Em 27 de setembro, a vítima sofreu uma nova parada cardirrespiratória.
Em exames laboratoriais, os profissionais do Hospital das Clínicas constataram sinais de edema e isquemia cerebral na tomografia do crânio. O corpo médico competente ainda apurou a disfunção cardíaca, cerebral, renal e hepática da vítima.
O óbito da vítima foi confirmado na noite deste domingo (29). Após a confirmação do falecimento, o corpo da vítima foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) para a realização de exame necroscópico.
A família não foi encontrada pelo jornalismo do THMais, e o espaço segue aberto para manifestação.