SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O mês de setembro terminou com chuvas abaixo da média e temperaturas acima do esperado na cidade de São Paulo. Foram 15,8 mm de chuva, sendo que a média para o período é de 68,5 mm, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura.
O dia 16 foi o mais chuvoso de setembro, com 8,9 mm. O mês registrou dez dias com chuva o esperado são 12 dias.
“A persistência de uma massa de ar seco e quente sobre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil favoreceu uma sequência de dias ensolarados e sem chuva na capital paulista. Além disso, as poucas frentes frias que se propagaram pelo litoral paulista foram fracas e insuficientes para provocar volumes significativos de chuva”, afirma o meteorologista Thomaz Garcia, do CGE.
Setembro marca o fim do inverno e o início da primavera (no dia 22), que é uma estação com índices de umidade do ar em torno ou acima dos 50%, calor intenso e chuvas irregulares.
Ao longo do mês, a temperatura mínima média foi de 16,4°C, quando o esperado seria de 15,2°C. A máxima média foi de 29°C, bem acima da esperada, de 25,9°C.
“Isso ocorreu devido ao bloqueio atmosférico, o que resultou em vários dias de tempo seco e ensolarado, gerando ondas de calor intenso com temperaturas muito acima da média, especialmente no caso das máximas”, diz Michael Pantera, meteorologista do CGE.
A umidade relativa do ar também ficou abaixo do usual. A média esperada para o mês é de 51%, mas em neste ano ficou em 41,9% em setembro.
Para outubro são esperados 112,7 mm de chuva na cidade. A temperatura mínima média é de 16,6°C, e a máxima, de 26,3°C.
FRANCISCO LIMA NETO / Folhapress