Uma denúncia anônima levou ao resgate de oito animais que viviam em uma casa em condições insalubres, na região de Americana. As condições do local eram precárias, marcadas pela sujeira e pela falta de higiene. No espaço, estavam cinco cachorros e três gatos, dois deles ainda filhotes.
A operação de resgate foi realizada pela ONG Cadeia para Maus Tratos, em parceria com a Delegacia de Investigações Gerais de Americana. Os animais não apresentavam sinais de ferimentos, no entanto, havia pouca água e comida suficientes para todos.
O imóvel funcionava como um cortiço, onde os cômodos eram alugados pela proprietária. Testemunhas relataram que o local tinha uma alta rotatividade de moradores e era frequentemente utilizado para o consumo de entorpecentes.
Duas crianças, encontradas na casa, foram levadas para a delegacia e ficaram sob os cuidados das autoridades até a chegada de um familiar. Caso contrário elas devem ser levadas para o Conselho Tutelar.
Três pessoas que estavam no imóvel foram ouvidas como testemunhas e liberadas após prestarem depoimento. Os animais resgatados foram levados para uma ONG em Sumaré, onde receberam atendimento veterinário e agora aguardam por um novo lar através da adoção.