A Justiça Eleitoral conduziu na terça-feira (1º) a auditoria das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições do próximo domingo (6) em Araçatuba (SP) e Santo Antônio do Aracanguá. O processo visa garantir a transparência e o correto funcionamento das urnas, assegurando que não há votos registrados antes do início da eleição.
De acordo com a chefe do Cartório da 299ª Zona Eleitoral, Fabiana Camargo de Oliveira Silva, se não houver imprevistos na apuração, os resultados dos candidatos eleitos no município devem ser conhecidos entre 20h e 21h no dia da votação.
Cerimônia de auditoria
A auditoria contou com a participação de autoridades locais, como o Juiz Eleitoral Antônio Fernando Sanches Batagelo, o promotor de Justiça Eleitoral Cláudio Rogério Ferreira, e o advogado Pedro Augusto Chagas Júnior, representando a OAB. Também estiveram presentes representantes dos partidos políticos.
Testes de simulação
Durante a auditoria, foram testadas duas urnas que serão usadas no domingo. O processo incluiu a impressão da zerésima, documento que comprova a ausência de votos registrados na urna. Representantes partidários participaram simulando votações, seguidas pela impressão de relatórios e o encerramento das urnas.
As urnas permanecerão no Cartório Eleitoral até o sábado (5), quando serão distribuídas para os locais de votação.
Eleição e apuração
A votação ocorrerá no domingo, das 8h às 17h. Após o encerramento, as urnas serão lacradas e devolvidas ao Cartório Eleitoral para a transmissão dos resultados à Justiça Eleitoral, que divulgará os resultados oficiais.