Filósofo Raiz

Adelmo Pinho
Adelmo Pinho
Adelmo Pinho foi Procurador do Estado de São Paulo, está como Promotor de Justiça desde 1995. É escritor, articulista e cronista.
Imagem Ilustrativa

Para ser filósofo, segundo a lei, é necessário diploma em curso superior de Filosofia, como bacharelado e licenciatura. É comum que o filósofo atue na área da educação na docência em universidades. De acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o salário do filósofo é de, em média, R$ 2.071,17.

No Brasil, fica difícil ao filósofo – assim como ao escritor – ter uma vida digna recebendo tão pouco. A filosofia é considerada uma ciência residual, porque, tudo aquilo que não estiver contido nas demais ciências, pode ser considerado como filosofia. Esta tem estreita relação com amor, tanto que “Filosofia” é um termo que possui raiz do grego, se originando das palavras philos (amor) e sofia (sabedoria).

Nem todo filósofo, porém, o é por profissão: ele pode se tornar! Epiteto, filósofo grego estoico (50 d.C), viveu a maior parte de sua vida em Roma, como escravo. Marco Aurélio, imperador romano, autor da obra “Meditações”, foi um dos poucos imperadores filósofos. Sócrates (470 – 399 a.C) foi o filósofo grego que revolucionou o pensamento ocidental: era um simples artesão. Jesus Cristo foi o Filósofo. Santo Agostinho (354 – 430 d.C) e São Tomás de Aquino (século XIII) foram filósofos e teólogos, influenciados por Aristóteles, que mudaram o modo de pensar no mundo ocidental.

Filosofar, assim, é a característica de quem pensa sobre coisas da vida, da sociedade e do metafísico. Filósofo é um sábio, questionador da natureza e do significado das coisas. Temos que ter em mente, porém, que sabiedade não se confunde necessariamente com conhecimento adquirido. Existem pessoas analfabetas, sábias, e doutores de ciências, indoutos ou inscientes.

Sabiedade, portanto, não tem relação direta com formação acadêmica, é algo mais profundo e inato … Conheci e conheço pessoas sábias, talvez, filósofas, sem formação acadêmica: são aquelas que te mostram caminhos ou soluções que você, por si, não enxerga.

Outra característica do sábio: simplicidade. Convivi com algumas pessoas da roça, sábias: amam a natureza, animais e plantas; ensinam sobre a importância da vida simples, com um olhar contemplativo, inclusivo e holístico de mundo que, por si, as torna filósofas, sem que saibam sê-lo.

O filósofo, assim, não tem um perfil definido: é um eterno pensador, com ou sem formação acadêmica. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS