Rio registra 39,9°C, maior temperatura do ano

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O Rio de Janeiro teve o dia mais quente do ano nesta quarta-feira (2). Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a Vila Militar, na zona oeste da cidade, registrou máxima de 39,9°C às 13h.

A cidade de São Paulo também teve nesta quarta a maior temperatura do ano. Medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), feita às 15h na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte paulistana, registrou 36,7°C, igualando o recorde do dia 26 de setembro.

No Rio, o dia foi de tempo quente e seco. A prefeitura fez alerta, no início da tarde, para Nível de Calor 2, numa escala de cinco.

O Nível de Calor 2 é alcançado quando a cidade atinge índices de calor de 36°C a 40°C por um ou dois dias consecutivos e por quatro horas ou mais. O protocolo foi criado em julho para comunicar cenários de risco relacionados aos períodos de ondas de calor. A cidade retornou ao Nível 1 no fim da tarde de quarta.

Boa parte do país enfrenta neste início de outubro a oitava onda de calor no ano. Nesta terça (1º) foi emitido um alerta de perigo potencial pelo Inmet para praticamente todo o estado de São Paulo e parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e da região Centro-Oeste.

O Inmet também emitiu alerta de perigo potencial para baixa umidade relativa do ar.

A temperatura deve cair na capital fluminense na quinta-feira (3), com a aproximação e passagem de uma frente fria pelo oceano. O dia deve ser nublado, com previsão de chuva fraca a moderada a partir da tarde.

Os ventos estarão moderados, com possibilidade de rajadas fortes. Os termômetros devem variar entre 16°C e 28°C. O tempo deve continuar nublado pelo menos até domingo (6).

Na terça-feira (1°) houve um incêndio em vegetação na floresta da Tijuca, numa região entre os morros do Salgueiro e da Formiga. O fogo foi próximo das antenas do Sumaré, que abrigas as torres de transmissão de emissoras de televisão e rádio.

Bombeiros foram acionados ainda na manhã de terça e continuaram no local ao longo da tarde. Nesta quarta (2), agentes do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) estiveram no local. Moradores do morro da Formiga também realizaram mutirão para atenuar o fogo, que foi controlado ao longo da tarde.

YURI EIRAS / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS