Uma escola municipal em Birigui (SP) suspendeu as aulas devido à falta de água, informou a prefeitura nesta quarta-feira (2). A suspensão ocorreu após o rompimento de uma adutora que prejudicou o abastecimento na cidade. Em uma escola particular, a direção comprou galões e garrafas de água para evitar a interrupção das atividades.
De acordo com a Secretaria de Educação, a escola municipal afetada não possui caixa d’água, o que levou à suspensão temporária das aulas. As atividades foram retomadas nesta quinta-feira (3). Nas demais unidades escolares, o funcionamento segue normalmente.
O rompimento da adutora, que faz o bombeamento de água do Ribeirão Baixotes para a Estação de Tratamento (ETA), foi detectado na última sexta-feira (27). O reparo foi finalizado, e o abastecimento de água deve retornar ao longo desta quarta-feira. Entretanto, a Secretaria de Meio Ambiente alertou que, devido à crise hídrica, a pressão da água na cidade permanece baixa durante horários de maior consumo, reforçando a necessidade de economia no uso do recurso.