RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) elegeu nesta quinta-feira (3), no Rio de Janeiro, Marco Antônio La Porta como o presidente que comandará a entidade durante o ciclo olímpico rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Com o robusto apoio de atletas e ex-atletas, que contestavam a candidatura de Paulo Wanderley, atual mandatário, La Porta venceu o apertado pleito com 30 dos 55 votos do colégio eleitoral. Yane Marques, medalhista de bronze em Londres 2012, é a vice da chapa vencedora.
Em meio a disputa pelo controle do COB no próximo quadriênio, a eleição realizada no Parque Aquático Maria Lenk, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, transcorreu em meio ao temor de uma batalha judicial devido ao questionamento de atletas e entidades ligadas ao esporte, como Pacto pelo Esporte e Atletas pelo Brasil, que alegavam irregularidades na candidatura de Wanderley por entender que o mesmo seria um terceiro mandato, o que contraria o Artigo-18 da Lei Pelé.
Com uma intensa mobilização nos bastidores de nomes de peso do esporte brasileiro, como a ex-jogadora de basquete Hortência, medalhista de prata nos Jogos de Atlanta 1996, a vitória de La Porta foi celebrada de maneira efusiva antes mesmo do término da contagem oficial.
MARCELO BERTOLDO / Folhapress