A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da RP Mobi, confirmou a gratuidade do transporte público de Ribeirão Preto em 6 e 27 de outubro, quando os munícipes escolhem democraticamente por um prefeito e os compositores do legislativo.
A tarifa zero, conforme publicado no Diário Oficial do município, acontece em 6 de outubro, para o primeiro turno e, caso necessário, em 27 de outubro, quando os eleitores decidem o novo prefeito pelo segundo turno eleitoral. A determinação é válida de 6 horas às 20 horas.
Em outubro de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o poder público deve fornecer serviço gratuito de transporte coletivo nos dias de eleições.
De acordo com a decisão, válida a partir das eleições municipais de 2024, o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal, inclusive o metropolitano, deve ser ofertado de forma gratuita nos dias das eleições, com frequência compatível com a dos dias úteis.
Em Ribeirão Preto, entretanto, o número de veículos não deve sofrer aumento em relação à frota de transporte coletivo do final de semana. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da administração municipal.