Faltando menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos estão cuidando dos últimos preparativos. A Cartilha de Redação do Enem 2024 já está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Leia mais notícias da região aqui
O documento faz parte da Cartilha do Participante e esclarece as principais dúvidas sobre critérios que fazem um texto ser bem qualificado. No primeiro dia de prova, 3 de novembro, além das questões objetivas, os participantes precisam escrever um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, a partir de uma situação-problema.
Além da matriz de referência da prova, há exemplos comentados de redações nota 1.000 no Enem 2023. O texto é avaliado por cinco competências que valem uma nota entre 0 e 200 pontos.
Veja a lista de competências:
- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Cada redação passa por dois avaliadores e a nota final do participante será a média aritmética entre as duas pontuações atribuídas pelos avaliadores.
Alguns critérios podem fazer com que a nota seja zero: fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
*Texto de Bianca Martins com supervisão de Marcus Barreto