Eleitor de Nunes é o que indica mais chance de abstenção no domingo, aponta Datafolha

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Pressionado pela variação positiva do influenciador Pablo Marçal (PRTB), com quem disputa o eleitorado de direita, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) lida com mais um fator de alerta na corrida pelo segundo turno. A maioria dos eleitores “distantes”, que demonstram maior incerteza sobre o comparecimento na eleição de domingo (6), indicam voto no emedebista, mostra pesquisa Datafolha.

Nesse grupo, 24% dizem apoiar o prefeito, 15% citam Marçal, e outros 15% manifestam voto no deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).

Os três candidatos estão tecnicamente empatados em primeiro lugar no levantamento geral. Boulos tem 26% das intenções de voto, seguido por Marçal e Nunes, ambos com 24%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os eleitores “distantes” englobam aqueles que não mencionam o nome de seu candidato espontaneamente, os que dizem tê-lo escolhido por falta de melhor opção e os que não indicam alta motivação para votar.

Na outra ponta, os eleitores “comprometidos” são os que mencionam espontaneamente sua opção de voto, confirmam o nome preferido na lista de candidaturas apresentadas, consideram seu candidato o ideal e estão altamente motivados para votar. Já os “inclinados” representam um meio-termo entre as duas classificações.

Na comparação com Boulos e Marçal, Nunes tem maior porcentagem de eleitores “distantes” e menor de “comprometidos”. Entre os eleitores do prefeito, 71% são “inclinados”, 15% são “distantes”, e 14%, “comprometidos”.

Marçal tem 61% de eleitores “inclinados”, 30% de “comprometidos” e 10% de “distantes”. Já Boulos conta com 49% de “inclinados”, 42% de “comprometidos” e 9% de “distantes”.

Uma das perguntas do instituto busca medir a probabilidade de cada grupo de eleitores comparecer às urnas. O entrevistado é orientado a dizer um número de 0 a 10, sendo que 0 significa a certeza de que não irá votar e 10, a certeza de que irá.

A média entre todos os entrevistados foi de 6, como nas quatro últimas rodadas da pesquisa.

Uma parcela de 38% respondeu estar com muita vontade de ir às urnas (eram 37% na semana passada). Na outra ponta, os que sinalizam estar com pouca vontade são 23% dos eleitores (totalizavam 26%). O primeiro turno será neste domingo (6).

Os eleitores de Boulos são os que mais expressam muita vontade de ir votar (56%). Na sequência vêm os de Marçal (46%). Entre os de Nunes, a fatia de entusiasmados com a participação no pleito é de 34%, um dos fatores que ajudam a explicar seu tímido patamar de comprometimento.

Entre os eleitores “distantes”, mais associados ao prefeito, 41% se posicionam entre 0 e 6, indicando menor probabilidade de comparecimento. No caso de “inclinados”, a porcentagem é de 18%; entre os “comprometidos”, fica em 1%.

O Datafolha entrevistou 1.806 eleitores na capital paulista de terça-feira (1º) até esta quinta-feira (3). Encomendado pela Folha e pela TV Globo, o levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o código SP-09329/2024. O nível de confiança é de 95%.

ANA LUIZA ALBUQUERQUE E JOELMIR TAVARES / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS