SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um incêndio atinge uma estrutura em frente ao Solar Fábio Prado, que abrigou até abril de 2023 o Museu da Casa Brasileira, na avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste de São Paulo. . A estrutura integraria uma mostra sobre os 30 anos de “Castelo Rá-Tim-Bum”, da TV Cultura, prevista para abrir na próxima quinta (10).
Segundo o corpo de bombeiros, o fogo começou às 15h50, e nove equipes foram mobilizadas para combater o incêndio.
Segundo nota da Fundação Padre Anchieta, as chamas já foram controladas e a fachada e parte interna do Solar Fábio Prado não tiveram danos, assim como a estrutura do imóvel histórico.
A reportagem esteve no local e verificou que algumas partes da fachada foram atingidas pelo fogo, deixando a parede chamuscada. Nada dentro do prédio foi danificado. Segundo a polícia, o incêndio começou quando um rapaz estava soldando a estrutura.
O fluxo de carros na avenida segue normalmente, sem bloqueios. Às 17h45, o fogo já tinha sido extinto e o corpo de bombeiros já havia deixado o local.
Milene Santos, uma funcionária do restaurante Capim Santo, que funciona no local, disse que o estabelecimento estava cheio e que os clientes foram alertados do incêndio e deixaram o estabelecimento por uma saída lateral do solar. Os funcionários do restaurante também saíram pelo mesmo portão, segundo ela. Até às 17h30, eles estavam do lado de fora do prédio esperando para entrar e pegar seus pertences. Santos disse ainda que o restaurante ficou protegido do incêndio porque está mais aos fundos do solar o fogo atingiu somente a estrutura da frente.
As pessoas que foram evacuadas do local aparentavam estar calmas e ninguém estava em pânico nas imediações do prédio.
Um homem que trabalhava no local se feriu. Segundo a TV Cultura, ele tropeçou numa mesa, já fora do local, durante a evacuação e se queixou de contusão na perna, mas não inalou fumaça. Ele foi encaminhado para o PS do Hospital do Campo Limpo.
Em nota, a Fundação Padre Anchieta afirma que local foi evacuado e não houve feridos.
A nota diz ainda que o incêndio aconteceu “na estrutura tubular da exposição do lado de fora do espaço físico do Solar Fabio Prado”.
O lançamento da exposição que se iniciaria na próxima quinta-feira (10) está suspenso. Pessoas que já adquiriram os ingressos podem solicitar o reembolso ou troca da data de visitação da exposição, mas esse processo acontecerá nos próximos dias. As informações sobre troca de ingressos serão divulgadas em breve.
O Solar Fábio Prado é um equipamento cultural da Fundação Padre Anchieta, vinculada ao governo do estado de São Paulo.
O imóvel ainda tem parte do acervo do Museu da Casa Brasileira, entre móveis e objetos representativos da história do design e da arquitetura do país.
O imóvel, exemplo de arquitetura neoclássica, foi concluído em 1945 para residência do casal Renata Crespi da Silva Prado e Fábio Prado, posteriormente foi doado ao governo do estado de São Paulo.
O único do país dedicado à arquitetura e ao design foi despejado do endereço que ocupou por mais de 50 anos, após o governo Tarcísio de Freitas, do Republicanos, ter rompido o convênio de administração, que valia até 2026.
Transformar o casarão em espaço cultural era um desejo antigo da fundação, que já planejava ampliar o uso do local para abrigar ao mesmo tempo o museu e outras exposições, entre elas uma dedicada a “Castelo Rá-Tim-Bum”.
Leia nota da Fundação Padre Anchieta na íntegra:
“Informamos que na tarde deste sábado (5/10), a fachada da montagem da exposição Castelo Rá-Tim-Bum 30 anos, no Solar Fábio Prado, localizado em São Paulo, teve um incêndio. O local foi evacuado e não houve feridos. O Corpo de Bombeiros foi acionado, controlou as chamas e informou que a fachada e parte interna do Solar Fábio Prado não tiveram danos, assim como a estrutura do imóvel histórico.
O incêndio aconteceu na estrutura tubular da exposição do lado de fora do espaço físico do Solar Fabio Prado, que não sofreu danos em sua estrutura interna, bem como a montagem interna da exposição não sofreu danos.
Por enquanto, o lançamento da exposição que se iniciaria na próxima quinta-feira (10) está suspenso. Todas as pessoas que adquiriram ingresso até o momento serão informadas sobre a nova data de início da exposição”
EDUARDO MOURA E JOÃO PERASSOLO / Folhapress