Delcídio fica em último e perde eleição para prefeito em Corumbá

CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) – O ex-senador Delcídio do Amaral (PRD) saiu derrotado da disputa pela prefeitura de Corumbá, cidade do Mato Grosso do Sul conhecida como a “capital do Pantanal”. A cidade tem 100.000 habitantes, mas, é o maior município do estado do Mato Grosso do Sul e uma das maiores do país em tamanho territorial.

O candidato Dr. Gabriel (PSB) está matematicamente eleito no primeiro turno. Com 98% das seções totalizadas, na tarde deste domingo (6), ele tinha 56,7% dos votos. Delcídio estava em último lugar, com 10% dos votos.

Desfiliado do PT desde 2016, Delcídio concorreu filiado ao PRD (sigla que nasceu recentemente, da fusão entre PTB e Patriota) e fez alianças com o Avante e com o Podemos, que indicou o vice na chapa, o vereador Luciano Costa.

Ele disputava a cadeira com outros três nomes: André Campos (PL), Luiz Antonio Pardal (PP) e Dr. Gabriel (PSB), que tinha a maior aliança da disputa -além do PSB, sua coligação era formada por MDB, federação PSDB/Cidadania, federação PT/PCdoB/PV, federação Psol/Rede, Solidariedade, Republicanos e PSD.

Delcídio foi alvo da Lava Jato há quase dez anos, quando ocupava a cadeira de líder do governo Dilma Rousseff (PT) no Senado. Em 2015, ele foi o primeiro senador preso no exercício do mandato desde a redemocratização do país.

A prisão do então líder do governo Dilma –que sofreu impeachment no ano seguinte– foi na sequência ratificada pelo Congresso Nacional. Em 2016, seu mandato também foi cassado.

Mais tarde, ele foi absolvido da acusação de obstrução de Justiça envolvendo o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró –caso que o levou para a prisão– e outros processos contra ele migraram para a Justiça Eleitoral.

CATARINA SCORTECCI / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS