RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) – O atual prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), e o ex-ocupante do cargo Eduardo Cury (PL) vão disputar o segundo turno das eleições municipais na principal cidade do Vale do Paraíba.
Anderson terminou o primeiro turno à frente, conforme dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deste domingo (6), com 39,7% dos votos válidos (mais de 139 mil no total), enquanto Cury recebeu 25,97% (mais de 91 mil votos).
A eleição em São José dos Campos é emblemática por opor diretamente candidatos apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab. Secretário de Governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo, Kassab e seu partido se tornaram alvo preferencial de ofensivas do PL, já que ambos querem se consolidar como a legenda com maior número de prefeituras nas eleições 2024.
Atual ocupante do cargo, Anderson assumiu a prefeitura após o então prefeito, Felício Ramuth, do mesmo partido, renunciar e se transformar em vice-governador de Tarcísio.
Antes de ser eleito vice-prefeito há quatro anos, ele foi chefe de gabinete do próprio Cury na Câmara dos Deputados e secretário (Administração e Transportes) quando o ex-tucano governou a cidade.
Cury foi prefeito de São José de 2005 a 2012 e migrou para o PL depois de permanecer filiado mais de 30 anos ao PSDB, legenda pela qual foi deputado federal por dois mandatos (2015-2023).
Em sabatina promovida pela Folha de S.Paulo e pelo UOL, Cury elogiou a relação com o governador Tarcísio, embora não tenha o seu apoio, e fez ressalvas ao vice-governador, Felício Ramuth.
“Eu tenho uma relação de amizade com o Tarcísio antes de ele ser governador. Eu tinha um certo constrangimento porque o vice-governador, que foi meu secretário, abandonou a prefeitura [para ser candidato, em 2022] e isso foi motivo de divergência nossa”, afirmou. Ele ainda disse que reviu críticas feitas a Bolsonaro quando estava na Câmara dos Deputados e criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Convidado para a sabatina, o prefeito Anderson recusou o convite, alegando falta de agenda.
Também disputaram a eleição em São José dos Campos o médico Dr. Elton (União Brasil), 50, o engenheiro Wagner Balieiro (PT), 46, o professor Wilson Cabral (PDT), 55, e o advogado Toninho Ferreira (PSTU), 66.
MARCELO TOLEDO / Folhapress