BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, comemorou neste domingo (6) o desempenho do partido nas eleições. Ao avaliar o resultado, afirmou “nota dez”.
“Estamos no segundo turno em dez capitais. Nunca tivemos isso”, afirmou Valdemar, apostando na eleição de cerca de 650 prefeitos e na duplicação do número de vereadores do partido.
Entre as surpresas, Valdemar destaca a chegada do ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga ao segundo turno de João Pessoa, além da performance de André Fernandes em Fortaleza.
Ele credita os números à liderança política do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Valdemar afirma que as candidaturas são competitivas nesse segundo turno. “É o Bolsonaro. Bolsonaro é um fenômeno”, disse.
Valdemar também inclui a votação obtida pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), entre as boas notícias do primeiro turno. O presidente do PL, que já declarou ter gastado todo o fundo eleitoral a que o partido teve direito, aposta nas contribuições para garantir recursos para a disputa do segundo turno.
Na capital da Paraíba, Queiroga vai disputar o segundo turno contra o prefeito Cícero Lucena (PP).
Lucena obteve 49,2% dos votos válidos ante 21,8% do aliado de Jair Bolsonaro. O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) ficou em terceiro com 16,7%.
Em Fortaleza, quarta cidade mais populosa do Brasil, André Fernandes (PL) disputará o segundo turno contra Evandro Leitão (PT).
Valdemar ressaltou como importante o resultado na capital cearense, onde o candidato apoiado por Bolsonaro obteve 40,2% dos votos válidos ante 34,3% do petista.
Aliados de Bolsonaro também festejaram a eleição do general Silva e Luna, ex-presidente da Petrobras e ex-diretor de Itaipu Binacional. Ele foi eleito prefeito de Foz de Iguaçu pelo PL com 50,1% dos votos.
CATIA SEABRA / Folhapress