SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Hurb (ex-Hotel Urbano) passou a oferecer, em setembro deste ano, um upgrade para os clientes que adquiriram os chamados pacotes de datas flexíveis, modelo no qual o consumidor escolhia três opções de data para a viagem e que virou alvo da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) após consumidores e hotéis relatarem calotes por parte da empresa.
As vendas do pacote flexível estão suspensas, mas as viagens adquiridas anteriormente devem ser cumpridas pela Hurb, de acordo com a Senacon.
Clientes ouvidos pela reportagem relatam que a companhia os contatou e propôs a transição para o pacote de mês fixo, em que o comprador escolhe o mês exato da viagem. Para pacotes nacionais, a Hurb oferta o upgrade por um preço a partir de R$ 266 por pessoa para meses de 2025, segundo consulta feita pela reportagem ao site da companhia nesta terça-feira (8). Para viagens internacionais, a empresa cobra R$ 336 por cliente.
Procurada pela reportagem, a empresa diz que o upgrade é uma opção de personalização, não um serviço obrigatório. “Sendo assim, é possível manter a modalidade original do pacote sem nenhum contratempo e até mesmo requerer seu cancelamento”, escreve a empresa em nota.
“O upgrade é uma alternativa para clientes que desejam alterar o seu pacote flexível para mês fixo, selecionando o mês em que gostariam de viajar, disponível desde setembro deste ano, a partir de um valor fixo por viajante para destinos nacionais e internacionais”, completou a companhia.
Segundo a Senacon, a oferta de upgrade a consumidores que tenham adquirido o pacote flexível deve estar em conformidade com o CDC (Código de Defesa do Consumidor), sem imposições ou cobranças abusivas. “A prática não pode resultar em qualquer prejuízo para os consumidores, devendo ser oferecida de forma transparente e voluntária”, escreveu a secretaria em nota para a reportagem.
O produtor musical e técnico em telecomunicações Marcelo Gonçalves, 50, afirma ter comprado, em 2021, quatro pacotes no modelo flexível. Junto com a mulher e a filha, ele iria para Orlando (EUA), Fernando de Noronha, Maceió e Bahia. Segundo Gonçalves, a Hurb não cumpriu com o que foi acordado nos pacotes, e as viagens nunca chegaram a acontecer. O prejuízo foi de cerca de R$ 10 mil, relata.
Em 18 de setembro, a família recebeu um email da Hurb no qual a empresa oferecia um upgrade para a viagem de Orlando, com a transição para o pacote de mês fixo. “Vários dos nossos viajantes já toparam essa oferta. Agora, ela segue disponível por tempo limitado. Para garantir a sua, é melhor correr!” escreveu a empresa no email.
Também foi o caso do empresário Rodrigo Dias de Cillo, 45, que havia comprado um pacote de viagem para quatro pessoas com destino a Porto de Galinhas, no Pernambuco. Segundo ele, a Hurb não cumpriu com o que havia sido acordado no momento da compra.
O empresário diz que, também em setembro, a Hurb enviou email oferecendo o upgrade para o pacote fixo, o que custaria R$ 266 por pessoa. Cillo recusou.
Outros pacotes foram comprados pelo empresário para viagens para Cancún, no México, e para os Estados Unidos. Cillo relata que após a empresa não entregar a viagem nas datas previstas, o estorno dos valores foi pedido, mas também não foi devolvido. “Depois de todo esse processo, eu transformei o valor pago em créditos para pegar viagens novas”.
Secretaria ligada ao Ministério da Justiça, a Senacon disse à reportagem que os pacotes flexíveis continuam suspensos. A medida foi tomada pelo governo no ano passado, após a empresa entrar em uma crise de imagem com consumidores relatando cancelamento de reservas e calotes.
Ainda de acordo com a secretaria, as negociações para assinatura de um TAC (termo de ajuste de conduta) pela Hurb estão avançadas. Por meio do acordo, a empresa se compromete com cláusulas como reparação de danos aos consumidores e restituições.
A Hurb prevê lançar ainda neste ano uma plataforma desenvolvida para negociar os valores devidos a clientes. Segundo a Senacon, quando o site entrar no ar, a Hurb comunicará aos clientes para que efetuem cadastro e negociem valores e serviços. A expectativa é que todos os consumidores sejam ressarcidos.
A secretaria recomenda que os clientes mantenham os cadastros atualizados na plataforma, com os respectivos recibos.
JÚLIA GALVÃO E PAULO RICARDO MARTINS / Folhapress