Noroeste Paulista registra recorde de calor com temperaturas acima de 40ºC e risco de incêndios

Foto: Prefeitura de Araçatuba/Divulgação

Quase 30 cidades do noroeste paulista registraram recordes de calor em 2024, com temperaturas acima de 40ºC na última terça-feira (8). O maior valor foi registrado em Indiaporã, onde os termômetros chegaram a 43,3ºC. Santa Salete e Valparaíso também marcaram 43,1ºC, seguidas por Nova Granada com 43ºC. Araçatuba registrou 41ºC, enquanto Ilha Solteira atingiu 42,9ºC. Catanduva, por sua vez, registrou 40,5ºC.

Os dados foram divulgados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e pelo Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro). Além das temperaturas elevadas, os níveis de umidade do ar em muitas dessas cidades chegaram a índices alarmantemente baixos. Araçatuba, por exemplo, teve a temperatura mais alta às 16h, com uma umidade relativa de apenas 13%. Em Catanduva, a umidade atingiu 12% no mesmo horário.

Outras cidades também registraram níveis críticos de umidade. Em São José do Rio Preto, a temperatura chegou a 40,3ºC, com umidade de 11%. Em Santa Fé do Sul, a umidade atingiu um nível de emergência de 7%, seguido de Votuporanga com 8% e Mirassol e Pindorama com 9%.

Além do calor extremo, o clima seco contribuiu para o aumento dos incêndios na região. Em Nova Granada, um incêndio de grandes proporções consumiu áreas de pastagem e parte de uma mata. Moradores relataram que o fogo começou em Ipiguá e se espalhou rapidamente pelas áreas rurais.

A fumaça densa se espalhou pela região, causando preocupação entre os sitiantes. Os prejuízos causados pelo incêndio ainda estão sendo contabilizados, mas, até o momento, não há registros de feridos. O calor extremo, somado à baixa umidade, tem elevado o risco de incêndios e alertado autoridades sobre a necessidade de medidas emergenciais na região noroeste paulista.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS