PARATY, RJ (FOLHAPRESS) – O cacique Raoni cancelou sua ida à Flip, em Paraty, onde faria mesas na programação principal e na paralela, na Casa Folha. O líder indígena de 92 anos da etnia caiapó cancelou a viagem por se sentir mal durante uma agenda em Brasília. A informação foi confirmada pelos organizadores do evento.
Raoni participaria de uma mesa da programação principal ao lado de Txaí Suruí, colunista da Folha. O debate foi apresentado como uma homenagem ao indígena, “que há décadas está na vanguarda da divulgação do pensamento dos povos originários”, como diz a programação.
Na Casa Folha, Raoni faria uma participação mediada pela jornalista Fernanda Mena, em que falaria sobre suas memórias.
Além de ser uma liderança histórica da causa indígena, Raoni foi um dos que subiu a rampa do Palácio do Planalto com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na posse do governo, em 1º de janeiro de 2023.
Desde então, tem tido conflitos com o presidente por causa da construção da Ferrogrão, ferrovia que corta a Amazônia margeando áreas indígenas. Ele cobra do governo consulta aos envolvidos, o fim do marco temporal e coordenação com ministros e governadores para “manter a floresta de pé”, mas diz que houve melhora em comparação ao mandato antecessor, de Jair Bolsonaro (PL).
Redação / Folhapress