Com muita raça e persistência até o final, o Botafogo venceu o Guarani por 3 a 2, de virada, nesta quarta-feira (9), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, em partida atrasada da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Os gols botafoguenses foram marcados por Alex Sandro, aos 18 minutos da etapa inicial, Victor Andrade, aos 36 minutos do segundo tempo, e Alexandre Jesus, aos 51 minutos. Já Caio Dantas fez os dois gols do time visitante.
Com a vitória, o Tricolor subiu na tabela de classificação e agora ocupa a 15ª colocação, com 35 pontos –dois a mais do que o CRB, primeiro time na zona da degola.
Agora, o Botafogo volta a campo no sábado (12), aniversário de 106 anos do clube, quando enfrenta o Operário-PR, às 21h30, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
O jogo
O treinador Márcio Zanardi promoveu quatro alterações na equipe titular do Botafogo para o duelo contra o Guarani. Na lateral direita, Thassio foi escalado na vaga de Pedro Costa, lesionado. A outra modificação no sistema defensivo foi a entrada do zagueiro Raphael no lugar de Fábio Sanches. O meia-atacante Felipinho e o atacante Alex Sandro foram as outras novidades. Eles substituíram Douglas Baggio, suspenso, e Alexandre Jesus, respectivamente.
Logo aos 2 minutos, o Tricolor saiu atrás do placar. João Victor fez a jogada pela direita do ataque e rolou para Caio Dantas, que virou e finalizou no cantinho: 1 a 0.
O Pantera buscou o empate e ameaçou em chute de Felipinho de fora da área, mas o goleiro Pegorari espalmou. Aos 18 minutos, Victor Andrade disputou a bola no campo de ataque, recuperou, fintou o zagueiro e bateu para a defesa parcial de Pegorari. No rebote, Alex Sandro escorou para a rede e deixou tudo igual.
O time de Márcio Zanardi melhorou e buscou o gol da virada, enquanto a equipe de Campinas procurava trocar passes e valorizar a posse de bola. Aos 45, o árbitro João Vitor Gobi assinalou pênalti de Felipinho em João Victor. Caio Dantas cobrou e marcou o segundo do Guarani.
No segundo tempo, o comandante botafoguense voltou com duas substituições. Ele colocou o atacante Alexandre Jesus e o meio-campista Carlos Manuel nas vagas de Thassio e Raphael.
Com mais poder ofensivo, o Botafogo pressionou os visitantes. Logo no primeiro minuto, Gustavo Bochecha ajeitou para Sabit, que finalizou da intermediária e o goleiro Pegorari defendeu parcialmente e a bola saiu para escanteio. Na cobrança de Jean Victor, Ericson cabeceou e o defensor rival salvou na pequena área. Aos 9, Victor Andrade cruzou e Alex Sandro não alcançou.
O Tricolor continuava pressionando o Guarani, que apostava nos contra-ataques, principalmente, pelo lado direito, no entanto, a defesa botafoguense conseguia neutralizar as jogadas.
Em busca da vitória, Zanardi promoveu mais alterações. Aos 10, colocou Emerson Negueba no lugar de Felipinho. Doze minutos depois, entraram Bruno Marques e Toró para as saídas de Alex Sandro e Gustavo Bochecha.
Pouco depois, o Guarani teve a chance de ampliar com Caio Dantas, que foi lançado e tocou de cobertura para fora.
O Pantera continuou insistindo e, após tabela com Victor Andrade, Emerson Negueba foi derrubado dentro da área, pênalti. Aos 32, Victor Andrade cobrou e deixou tudo igual.
O Botafogo se lançou para o ataque e conseguiu a virada. Aos 51, Jean Victor cobrou falta pelo lado direito e Alexandre Jesus aproveitou a falha do goleiro adversário e desviou para as redes, assegurando a vitória por 3 a 2.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE BOTAFOGO X CRB
COMPETIÇÃO: 23ª Rodada
DATA: 09/10/2024
HORÁRIO: 20h
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet
ÁRBITRO: João Vitor Gobi
ASSISTENTES: Daniel Paulo Ziolli e Leandra Aires Cossette
VAR: Thiago Duarte Peixoto
CARTÕES AMARELOS: Bernardo Schappo e Ericson (Botafogo); Gabriel Bispo, Marcelinho, Emerson e Luan Dias (Guarani)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Caio Dantas, aos 2 minutos do primeiro tempo (Guarani); Alex Sandro, aos 18 minutos do primeiro tempo (Botafogo); Caio Dantas, aos 45 minutos do primeiro tempo (Guarani); Victor Andrade, aos 35 minutos do segundo tempo (Botafogo); Alexandre Jesus, aos 51 minutos do segundo tempo (Botafogo)
PÚBLICO: 2.879
RENDA: R$ 33.115
BOTAFOGO: João Carlos; Raphael (Carlos Manuel), Ericson e Bernardo Schappo; Thassio (Alexandre Jesus), Sabit, Gustavo Bochecha (Toró) e Jean Victor; Felipinho (Emerson Negueba), Alex Sandro (Bruno Marques) e Victor Andrade. Treinador: Márcio Zanardi
GUARANI: Pegorari; Douglas Bacelar, Matheus Salustiano e Emerson; Gabriel Bispo (Lucas Araújo), Anderson Leite (Heitor), Matheus Bueno e Luan Dias João Victor (Marcelinho) e Caio Dantas; Treinador: Allan Aal