Agora vai? Câmara vota novo pedido de plebiscito sobre a construção do centro administrativo nesta quinta (10)

“A presente proposição objetiva garantir o direito máximo de soberania popular acerca de questões de grande interesse de nossa cidade”, justifica o projeto

Câmara de Ribeirão Preto | Foto: Thaisa Coroado

A Câmara de Ribeirão Preto vota nesta quinta-feira (10) por um novo projeto de plebiscito sobre a construção do centro administrativo de Ribeirão Preto. O Projeto de Decreto Legislativo foi apresentado por Duda Hidalgo (PT). 

Nesta terça-feira (08), foi assinado o contrato para a construção do novo prédio administrativo. A obra, avaliada em R$ 174,3 milhões, será de responsabilidade da H2Obras Construções Ltda, e deve durar 36 meses a partir da assinatura da ordem de serviço. 

“A presente proposição objetiva garantir o direito máximo de soberania popular acerca de questões de grande interesse de nossa cidade”, justifica a vereadora petista responsável pelo projeto.

O plebiscito já havia sido proposto por Hidalgo, em junho. O projeto, entretanto, acabou engavetado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do legislativo municipal.

Inicialmente, a proposta era concretizar o plebiscito durante o primeiro turno das eleições municipais, em 6 de outubro. Os eleitores escolheriam, além do vereador e prefeito, pela construção ou não do novo centro administrativo. 

A justificativa apresentada pela Comissão apontava a necessidade de um parecer à Justiça Eleitoral. O vereador Renato Zucoloto (PP), presidente da CCJ, confirmou em entrevista ao Grupo Thathi, nesta quinta, a votação no legislativo e confessou ser favorável a proposta de diálogo. Assista

O documento, disponível na íntegra aqui, ajustifica a necessidade do plebiscito pela retirada do poder executivo do setor central, o alto valor e os impactos no transporte e comércio. 

“Questões relativas à titularidade do terreno, alto valor do certame, retirada da sede do Poder Executio do quadrilátero central, necessidade do novo centro administrativo e impactos no transporte, comércios e eficiência pública ainda não foram respondidos satisfatoriamente pela Prefeitura e, mesmo que o tivessem sido, ainda geram importantes debates e questionamentos na população de Ribeirão Preto”, diz. 

Por outro lado, a Prefeitura da cidade afirma que as principais vantagens da construção do Centro Administrativo para Ribeirão Preto estão na modernização e melhoria do atendimento à população, a redução de despesas e a otimização da administração pública.

A Sessão Ordinária é aberta ao público e acontece às 18 horas desta quinta-feira (10). A Câmara de Ribeirão Preto está localizada na avenida Jerônimo Gonçalves, 1200.