O homem que teria assassinado o professor Edson Petronilo Machado da Silva, de 52 anos, teve seus passos monitorados pela Polícia Civil, graças às câmeras do prédio da vítima e do Centro de Segurança Integrada (CSI), da Prefeitura de São José dos Campos.
Leia mais notícias da região aqui
Ele estava escondido na cidade paranaense de Santa Terezinha de Itaipu. O município, localizado a 657 km de Curitiba e a 1.122 km de São José dos Campos, fica próximo de Foz do Iguaçu e da fronteira com o Paraguai.
Durante coletiva concedida nesta quinta-feira (10), a delegada Cintya Gil Veneziani, da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic), contou que foi formada uma força-tarefa com policiais da região e do Sul do país para encontrar o homem, mas ele só foi detido após o período eleitoral por força da lei.
A transferência do suspeito para o Vale do Paraíba vai acontecer após os trâmites judiciais. Ele não teve a identidade revelada. Por enquanto as únicas informações são as iniciais (C.V.L.V.F.) e a idade (29 anos).
Imagens liberadas
Na entrevista da delegada Cintya Gil Veneziani, a Polícia Civil liberou imagens que mostram o suspeito no elevador do edifício e em um caixa eletrônico na Rodoviária de São José dos Campos.
O professor Edson Petrinilo foi encontrado morto em seu apartamento, na rua das Piabas, no Jardim Aquarius, em São José dos Campos, no dia 17 de setembro. O colega que dividia o imóvel com ele acionou a polícia e contou que a vítima estava deitada no sofá, coberto e com o corpo amarrado por fios e cabos de eletrodomésticos.
Durante investigações, a Polícia Civil conseguiu apurar, por meio de imagens das câmeras do sistema de segurança do prédio, que Edson entrou de carro no estacionamento, acompanhado do suspeito. A delegada contou que eles saíram um tempo depois levando um pequeno cachorro e abandonaram o animal em uma rua do bairro. A ação foi flagrada por câmeras do Centro de Segurança Integrada (CSI).
Os dois voltaram ao edifício, subiram pelo elevador e foram para o apartamento da vítima. De acordo a Polícia Civil, o suspeito desceu mais tarde com dois celulares nas mãos e fugiu levando o veículo e uma carteira com os documentos pessoais de Edson Petronilo.
Câmeras do CSI mostram que o homem parou na loja de conveniência em um posto para se alimentar. Depois ele foi ao terminal rodoviário, sacou dinheiro em um caixa eletrônico e seguiu pela Via Dutra no sentido São Paulo, onde morava com uma companheira. De lá, fugiu para o Sul do país.