SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Gol vai usar um avião com pintura temática em seu primeiro voo para Porto Alegre, na reabertura do aeroporto Salgado Filho, que deixou de operar em 3 de maio por causa das inundações no Rio Grande do Sul. A volta dos pousos e decolagens no local será no próximo dia 21.
O avião personalizado foi apresentado nesta sexta-feira (11) pela companhia aérea. O primeiro voo na volta das operações no Salgado Filho partirá às 7h do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo.
De acordo com a empresa, o Boeing 737-800 tem pintado na fuselagem uma composição de elementos do Rio Grande do Sul, como paisagens de araucárias, o tradicional chimarrão e o vinho, que fazem parte da cultura gaúcha, e uma imagem da Ruína dos Sete Povos, localizada dentro do Parque Histórico Nacional das Missões.
A retomada parcial dos voos no aeroporto de Porto Alegre está programada para o dia 21 de outubro, com 70% das operações, segundo a concessionária Fraport Brasil, que administra o local
O funcionamento será em pista reduzida (1.730 m) e terá a capacidade de receber até 128 pousos e decolagens diários, das 8h às 22h.
Além da Gol, Latam e Azul já estão com venda de passagens para o aeroporto gaúcho.
Até o momento foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas (SP), Curitiba, Guarulhos (SP), Rio de Janeiro e São Paulo.
Para 16 de dezembro está prevista a entrega da pista em sua extensão completa, de 3.200 m, além da infraestrutura necessária para a retomada dos voos internacionais.
As companhias aéreas Aerolíneas Argentinas (Buenos Aires), Copa Airlines (Cidade do Panamá) e Latam (Santiago e Lima) já estão com vendas de bilhetes abertas.
Nesta semana, um avião laboratório do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), da FAB (Força Aérea Brasileira), realiza voos para aferições dos equipamentos que auxiliam as aeronaves nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem.
Esta atividade faz parte do processo de homologação das obras de reabilitação da pista que precisou ser refeita por causa da inundação.
O GEIV fará a verificação dos Papis (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) das cabeceiras recuadas, 11 e 29, e do Localizer/DME da cabeceira 11.
O Papi é um equipamento que auxilia o piloto, pois fornece orientação visual da inclinação de descida para aproximações sem precisão. O Localizer é um sistema de orientação horizontal no sistema de pouso por instrumentos.
A inspeção é feita com sobrevoos no sentido de pouso para aferição de ângulos do equipamento, verificação de cobertura e operação de maneira geral, bem como sobrevoos no sentido transversal ao sentido de pouso, para verificação de cobertura angular (alcance lateral).
“Após essa atividade, os registros dos equipamentos são analisados para que o documento de homologação seja emitido”, diz a concessionária.
Em 15 de julho, o Salgado Filho reabriu para check-in, despacho de bagagens, embarques e desembarques. Os voos emergenciais seguiram na base aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, e os passageiros são transportados em ônibus entre os dois terminais.
Os aviões que ficaram retidos por causa da da água começaram a ser retirados em junho. Um Boeing 727 usado para transporte de cargas pela empresa Total Linhas Aéreas, que se tornou símbolo das enchentes por ter ficado no meio da inundação, ainda continua no Salgado Filho e não terá mais condições de voar.
FÁBIO PESCARINI / Folhapress