SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A carioca Isa Pereira Nunes, 28, destronou a paranaense Francielle Mattos, 38, maior nome do fisiculturismo brasileiro entre as mulheres, e conquistou na madrugada deste sábado (12) o título da categoria Wellness do Mr. Olympia 2024, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Essa foi a primeira derrota de Francielle desde que categoria passou a fazer parte da maior competição de fisiculturismo do mundo, em 2021, quando ela iniciou uma série que a levou ao tricampeonato.
Antes da Wellness, Francielle competia na categoria Overall, pela qual conquistou os títulos do Olympia Amador Brasil 2019, do Arnold Classic Brasil 2019 e do Arnold Classic Ohio 2020.
Isa, por sua vez, tinha como sua maior conquista na carreira o Arnold Classic Ohio, em 2022. O campeonato é considerado o segundo mais importante do circuito profissional de fisiculturismo.
Antes da disputa, as brasileiras trocaram provocações. Isa comentou que treinou muito para melhorar seu corpo e que se sentia pronta para vencer o duelo com Francielle neste ano.
Sentada ao lado de Isa na entrevista coletiva, ouvindo a declaração, a tricampeã começou a balançar a cabeça de forma negativa e retrucou. “Não neste ano. Eu trabalhei muito, melhorei, eu tenho o equilíbrio, meu físico é para a categoria. Você vai precisar esperar mais tempo”, afirmou.
Prontamente, Isa rebateu. “Não, Francielle! Você é o passado, eu sou o momento, eu sou o presente, esse momento é meu.”
A confiança das duas refletia o favoritismo das brasileiras na disputa, que tradicionalmente é dominada por fisiculturistas do país.
Parte do sucesso do Brasil na categoria se deve ao fato de que o Wellness surgiu no país, em competições realizadas no Rio de Janeiro, a partir de 2005.
Foi só em 2014, com a padronização das disputas baseadas na altura e na idade das competidoras, que a categoria passou a ganhar espaço no cenário internacional. O auge veio em 2021, quando passou a fazer parte do Mr Olympia.
Logo no primeiro ano, o Brasil emplacou quatro atletas no top 5: Francielle Mattos como campeã, Ângela Borges em 2º lugar, Isa Nunes em 3º e Júlia Chitarra em 5º. Em 2022 e 2023, Francielle não deu chances para as rivais e se manteve no topo.
A Wellness é uma categoria que prioriza a feminilidade, a estética e os físicos secos e não tão volumosos das competidoras. O objetivo é apresentar membros inferiores mais desenvolvidos do que os superiores.
O termo “wellness” pode ser traduzido para o português como “bem-estar”, o que está associado à ideia de cuidados com o corpo sem exageros. Por isso os árbitros valorizam corpos esteticamente agradáveis.
Na disputa, as mulheres se apresentam vestindo biquíni e salto alto de até 120 mm, sendo avaliadas com critérios que abrangem simetria, proporção, volume muscular, beleza física, qualidade de pele, qualidade capilar, confiança e a simpatia no palco.
Nas demais categorias da noite, as americanas dominaram. Nas disputas femininas, Sarah Villegas, Cydney Gillon, Missy Truscott e Andrea Shaw venceram respectivamente nas categorias Women’s Physique, Figure, Fitness e Ms. Olympia (open feminino).
*
VEJA OS BRASILEIROS E AS BRASILEIRAS QUE CONCORREM AO MR. OLYMPIA
Mr. Olympia (Open Bodybuilding)
Rafael Brandão
Bruno Santos
212 Olympia
Vitor Alves Porto de Oliveira
Marcello Alfonsi
Francisco Barrios Vlk
Fabricio Moreira
Classic Physique Olympia
Everson Costa Melo
Ramon Dino
Gabriel Zancanelli
Fabio Junio
Eric Lisboa
Livinho
Gabriel Pereira
Junior Javorski
Diego Alejandro Galindo Garavito
Matheus Menegate
Breno Freire
Julio Simões
Men’s Physique Olympia
Carlos de Oliveira
Kaique Santos
Edvan Palmeira
Vinicius Mateus Viera Lima
Vitor Chaves
Matheus Nery Oliveira
Emerson Costa
Guilherme Gualberto
Rafael Oliveira
Emmanuel Costa
Ms. Olympia
Alcione Santos Barreto
Leyvina Rodrigues Barros
Figure Olympia
Leticia Ramos
Bikini Olympia
Luciana Santos
Priscila Rodrigues
Angélica Teixeira
Isa Pecini
Women’s Physique Olympia
Zama Benta
Carol Alves
Wellness Olympia
Francielle Mattos
Isa Pereira Nunes
Giselle Machado
Marcela Mattos
Rayane Fogal
Valquiria Lopes
Narla Vilar
Daniele Mendonça
Eduarda Bezerra
Camile Luz
Wheelchair Olympia
Josué Fabiano
QUAIS SÃO AS CATEGORIAS DO MR OLYMPIA?
– Bikini: categoria disputada por mulheres, em que os juízes buscam traços mais femininos, ombros bem trabalhados e cintura fina. É a categoria que exige menos volume muscular.
– Wellness Olympia: categoria feminina que preza pelo volume muscular nos membros inferiores. Quadríceps e glúteos devem se destacar e as atletas são avaliadas também pela feminilidade.
– Fitness: disputa que mistura fisiculturismo com ginástica. Nela, as atletas devem exibir um bom condicionamento físico, além de apresentarem um número musical com dança e elasticidade.
– Figure: categoria feminina em que as atletas devem ter um bom volume muscular, tanto nos membros superiores quanto inferiores. Ainda deve apresentar cintura fina e feminilidade.
– Classic Physique: criada para homenagear a era de ouro do fisiculturismo, os atletas dessa categoria devem buscam a estética e proporcionalidade, respeitando um limite de peso de acordo com cada altura.
– 212: categoria disputada por homens. Os atletas têm como objetivo atingir o máximo volume muscular sem ultrapassar 212 libras (96,16 kg).
– Mens Physique e Womens Physique: segunda maior categoria em volume corporal, valoriza estética e elegância, além de um bom desenvolvimento muscular.
– Mr. Olympia e Ms. Olympia: principal categoria da competição, também considerada a mais difícil. Os músculos devem ser os maiores possíveis.
– Wheelchair: criada em 2018, essa categoria é exclusiva para cadeirantes. Os atletas devem apresentar bom volume muscular nos membros superiores.
Redação / Folhapress