Chuvas elevam nível do ribeirão Baguaçu e GS Inima Samar suspende rodízio de água em Araçatuba

Foto: Divulgação

As chuvas que atingiram a região de Araçatuba no último fim de semana contribuíram para a elevação do nível do ribeirão Baguaçu, permitindo que a GS Inima Samar suspendesse temporariamente o rodízio na distribuição de água. A medida havia sido implementada na quarta-feira (9), devido à baixa significativa do nível do manancial, que chegou a apenas 13 centímetros de lâmina de água, considerado um nível crítico para captação.

Segundo a concessionária, a decisão de interromper o rodízio foi possível após a melhora nas condições de captação, observada já no sábado (12), quando a barragem do córrego começou a verter água. No entanto, a empresa destacou que a suspensão é temporária, e o rodízio poderá ser retomado caso as chuvas das próximas semanas sejam insuficientes para manter o ribeirão em níveis adequados.

A GS Inima Samar reforçou o pedido de uso consciente de água à população, mesmo com a suspensão do rodízio. O ribeirão Baguaçu é responsável pelo abastecimento de 77 bairros e condomínios, especialmente nas regiões central e leste de Araçatuba, o que aumenta a importância de ações de economia de água por parte dos moradores.

De acordo com o site Climatempo, a previsão indica que as chuvas devem retornar à cidade na próxima sexta-feira, com possibilidade de chuviscos à noite. Para o sábado, a expectativa é de chuva durante todo o dia, com um volume estimado em 35 milímetros, o que pode ajudar a manter o nível do manancial.

O monitoramento do ribeirão Baguaçu continuará sendo feito pela concessionária, que seguirá avaliando as condições de captação de água e o comportamento climático para decidir sobre a continuidade ou não do rodízio nos próximos dias.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS