SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em uma entrevista recente ao programa americano “Friday Night With Jonathan Ross”, o ator Sylvester Stallone foi desafiado a avaliar os filmes da saga “Rocky”. Criador e intérprete do personagem, lutador humilde da Filadélfia que encontra no boxe uma forma de enfrentar seus dilemas pessoais, Stallone compartilhou as suas preferências e pontuou qual acredita ser o pior filme de toda a franquia.
Embora confesse ter muito carinho por “Rocky III – O Desafio Supremo”, lançado em 1982, e apesar de “Rocky IV”, co-estrelado por Dolph Lundgren, ter feito a maior bilheteria de toda a série, Stallone avaliou o orginal, “Rocky – O Lutador”, como o seu favorito. “É o melhor”, afirmou ele sem pensar duas vezes.
Além da importância que o filme teve sobre a carreira do artista, ele foi muito bem recebido pela crítica em seu lançamento, e rendeu 10 indicações ao Oscar em 1977, inclusive nas categorias de melhor ator e roteirista, para Stallone, melhor direção, para John G. Avildsen, e melhor filme.
Por outro lado, o ator considera “Rocky V”, de 1990, como a pior empreitada de toda a franquia. No programa, Stallone o avaliou com uma nota 0, e confessou ter dirigido “Rocky Balboa”, de 2006, pois não poderia aceitar que a franquia terminasse daquela maneira. “Rocky V foi um fracasso. Definitivamente não estava à altura”, disse ele. “Nem deveria pertencer à saga. O que me fez sentir mal foram os fãs. Todo mundo dizia: ‘Eu odeio o quinto!”, disse ele.
Ele ainda refletiu sobre a morte do personagem Apollo Creed, ponto dramático que se destaca em “Rocky IV”. “Foi estúpido. Achei que precisava desse tipo de trampolim para projetar o drama”, confessou o ator sobre a decisão, da qual mais tarde se arrependeu.
Apesar dessas questões, “Rocky” é lembrado como um clássico do cinema, do qual ficaram diversas frases e passagens memoráveis. Stallone atravessou diversos obstáculos para produzir o filme que deu origem à franquia, especialmente após sugerir que ele, um ator desconhecido na época, interpretasse o personagem principal.
Redação / Folhapress