A solução que você vende não importa se a experiência do cliente for ruim

Setores de produtos e serviços estão perdendo clientes para concorrentes pela falta de personalização dos seus processos.

Rafael Seixas
Rafael Seixas
Rafael de Seixas é CEO e Fundador da SXS Marketing com operação Brasil e Estados Unidos. Com uma graduação em Ciências Humanas e Bacharelado em Comunicação pela Faculdade Metrocamp de Campinas, ele é um especialista em Comunicação Integrada, com formação pela ESPM de São Paulo. Além disso, Rafael possui uma Especialização em Gestão Digital pela USP de São Paulo e especialização em Patrocínios pela Universidade de Barcelona, na Espanha. Ele também é Pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Trevisan Escola de Negócios de São Paulo.Além de sua carreira de sucesso na área de marketing, Rafael é dedicado pai da Maitê.Sob sua liderança, a SXS Marketing continua a alcançar novos patamares de sucesso, oferecendo soluções inovadoras para seus clientes. São mais de 200 milhões de reais já faturados pelo seus clientes e empresas referência em seus mercados são clientes da SXS Marketing.
A solução que você vende não importa se a experiência do cliente for ruim
Foto: Reprodução/Freepik

O ponto de partida para começar a empreender é simples: encontrar uma brecha de produto ou serviço para oferecer aos seus clientes com base em oportunidades ou necessidades do mercado.

Se você seguir esta lógica, já está com meio caminho andado. A grande questão é que no mundo dos negócios nem tudo se resume ao que você vende, mas em como você vende. 

Mesmo com ótimos preços (destaco que posicionamento por preço é um risco, ser o mais barato nem sempre é bom para sua empresa) e uma proposta irrecusável, um cliente pode fechar um contrato apenas pela experiência fantástica que recebeu de você. 

As pessoas gostam de resolver os problemas com um bom atendimento agregado. Este também é um dos motivos de que, mesmo com valores acima do mercado, produtos e serviços conseguem ter clientes recorrentes e a todo instante. Digo mais, tem marcas que são desejadas porque são mais caras, é uma escolha do cliente pelo posicionamento que a marca possui. 

Vender para o seu cliente é como receber uma visita na sua casa, é preciso organizar o ambiente, separar as melhores condições, oferecer os melhores agrados e garantir que ele vá embora com vontade de voltar. 

Um exemplo bom de experiência do cliente é o da MMartan, uma loja especializada em venda de produtos para casa, mesa e banho que foi pensada para despertar sentidos em todas as etapas de compra. 

Por lá, o cliente é recebido com um aroma próprio, impactado com uma disposição de produtos aconchegantes e com um atendimento personalizado para as suas necessidades, afirmando de forma subjetiva que o preço pago pelos produtos e pela experiência vale a pena!

O diferencial é que isso não precisa acontecer apenas em empresas com unidades físicas do negócio, todas podem personalizar as suas etapas e ganhar o cliente de várias formas! Conheça o seu cliente e a jornada de compra dele, isso dará oportunidades de gerar uma experiência diferenciada.

Como melhorar a experiência do seu cliente

A estratégia de personalização vale para todos os setores, mesmo que você ofereça produtos ou serviços, seja algo exclusivo ou commodities. 

  • Conheça o seu cliente

Antes de tudo, você precisa conhecer o seu cliente e como ele se comporta. 

Vamos imaginar que você tem uma barbearia e quer oferecer uma experiência diferente. Qual é a necessidade em comum que os seus clientes possuem e que fazem sentido para o seu segmento? 

Talvez, oferecer uma lavagem gratuita após o corte de cabelo pode resultar numa satisfação maior, afinal, os homens sairão sem cabelos incomodando no pescoço e com a liberdade de saírem mais tranquilos do seu espaço podendo ir até um compromisso.

Para outros clientes, por exemplo, a disponibilidade de um espaço confortável, climatizado e com bebidas enquanto esperam pode ser uma boa saída.

  • Boa experiência ao cliente é sobre ação e não sobre orçamento

Entregar uma boa experiência não significa que você precisa a todo momento investir dinheiro, mas entender que existem diversos caminhos para essa experiência positiva. 

O segredo é agregar os preços no que você já está oferecendo, mas tendo a certeza que é uma experiência indispensável e satisfatória ao seu cliente. 

Com investimento de recursos: 

Seguindo o exemplo da barbearia, será que valeria a pena entregar brindes para os clientes ao término do serviço? Essa ideia pode ser aproveitada para outros negócios, não necessariamente para este.

Sem investimento de recursos:

A forma de se vestir e de receber o cliente com simpatia e sorriso no rosto, a organização do espaço, além de um discurso estratégico e de como o atendimento funciona até o final. Também é interessante lembrar após um determinado período que a agenda está disponível no horário que o cliente mais gosta e oferecer outros serviços que possam agradar.

Quando combinamos produtos e serviços envolventes e adequados ao que os consumidores realmente querem receber, a experiência se torna ainda mais completa e facilita a decisão de compra entre os novos e, para clientes recorrentes, é a possibilidade de fidelizá-los.

Que tal começar essa nova estratégia? O segredo está na execução e feedback dos seus clientes!

Rafael Seixas – CEO e Fundador da SXS Marketing

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