PIRACICABA, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Corinthians fará uma homenagem especial ao publicitário Washington Olivetto, morto no domingo passado (13), na partida contra o Athletico-PR. O jogo será realizado nesta quinta-feira (17) à noite, na Neo Química Arena, em São Paulo.
Entre as ações, o clube colocará um patch especial no uniforme, imagens nos telões internos e externos do estádio e frases nos anéis de led da arena.
Bandeirões formarão uma homenagem nos setores leste superior e leste inferior do estádio, em alusão às 2 criações emblemáticas dele.
O departamento de marketing do clube também preparou um vídeo especial de homenagem a Olivetto.
A família do publicitário estará presente para receber as homenagens.
Criador de comerciais memoráveis, como o primeiro sutiã de Valisère e cachorrinho da Cofap, Olivetto era um dos maiores nomes da propaganda brasileiro e um dos publicitários mais premiados de todos os tempos.
O presidente Lula, também torcedor do clube do Parque São Jorge, chegou a afirmar que Olivetto ‘talvez seja o mais célebre nome da nossa propaganda’.
Torcedor do clube, Olivetto foi vice-presidente de marketing do Corinthians no início dos anos 1980.
Ele foi um dos fundadores do movimento ‘Democracia Corinthiana’, criado pelos atletas alvinegros no começo daquela década.
Liderado por Sócrates, Casagrande e Wladimir, o elenco alvinegro decidia assuntos internos de forma democrática, com votações entre os atletas.
A influência do movimento, entretanto, esteve longe de se restringir ao futebol. O Corinthians estampou, em seus uniformes, frases de cunho político, como ‘Diretas Já”, em uma época em que movimentos sociais se articulavam pela luta da volta da democracia ao país.
Segundo a Fifa, o movimento “ajudou a mudar a história do Brasil”. O documentário ‘Democracia em Preto e Branco’ está disponível no site da federação internacional.
Olivetto ainda escreveu livros sobre o clube e a Democracia Corinthiana, como “Corinthians x Outros” e “Corinthians – É Preto no Branco”, este com Nirlando Beirão.
Em 2013, a escola de samba Gaviões da Fiel o homenageou em seu desfile de Carnaval, cujo tema foi a história da publicidade brasileira.
RENATO PEZZOTTI / Folhapress