SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Itens classificados como de interesse arqueológico foram descobertos durante as escavações para a construção da nova alça sul de acesso à marginal Tietê nesta segunda-feira (14), segundo a Prefeitura de São Paulo.
Uma parte do terreno foi isolada, e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), acionado, diz em nota.
Os materiais contêm vestígios de locomotivas, vagões e caldeiras ligados à história ferroviária do bairro da Lapa, na zona oeste da capital, e ao centro de manutenção e reparo ferroviário existente no local desde o final do século 19, conforme estimativa preliminar do Iphan.
A locomotiva, portanto, se trataria de uma maria-fumaça, que tem esse nome por ser movida a vapor.
A continuidade das pesquisas no local pela empresa especializada que realiza o acompanhamento arqueológico, assim como o estudo mais detalhado do material identificado, permitirá ter maior clareza, confirmando ou não essa datação, continua nota.
O órgão diz não ser possível informar se o material será retirado. O projeto de salvamento arqueológico já foi protocolado pela SP Obras, afirma a prefeitura.
A Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Departamento do Patrimônio Histórico, diz que também acompanha o levantamento dos itens, que está em andamento.
A gestão afirma que, até o momento, a descoberta não interferiu nas obras da alça sul da Marginal, que liga os bairros entre Pirituba e Lapa.
DIEGO ALEJANDRO / Folhapress