Câmara vota decreto que pretende revogar multa para quem andar sem máscara em Ribeirão

Proposta é de autoria do vereador Alessandro Maraca (MDB); se decisão for tomada, caso pode parar na Justiça

0

A Câmara de Ribeirão Preto vota hoje a proposta de um decreto legislativo, capitaneada pelo vereador Alessandro Maraca (MDB), que pretende revogar o decreto do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) que estipula multas a quem não estiver de máscaras ao caminhar pelas ruas e ingressar nos comércios da cidade.

O decreto do prefeito está em vigor desde quarta-feira (22) e estipula multa com valor entre R$ 55 e R$ 552 para quem descumpri-lo. A prefeitura informou, ainda, que irá fiscalizar o uso da máscara e irá orientar a população antes de multar.

Segundo o vereador, que faz questão de dizer que não é contra o uso da máscara, o prefeito colocou a Câmara de lado no processo. “Uma norma dessa natureza tem que ser aprovada pela via de lei, não de decreto. É portanto, inconstitucional. O caminho era enviar para a Câmara para o debate e aprovação”, conta.

Se for aprovado, o decreto tem o poder de sustar a norma instituída pelo prefeito. No fim das contas, a questão pode ter que ser decidida na Justiça.