SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O meio-campista Arthur, atualmente na Juventus, rejeitou um retorno ao futebol brasileiro na última janela de transferências.
O QUE ACONTECEU
O UOL apurou que Grêmio e Palmeiras fizeram consultas ao estafe do jogador para saber sobre a chance de uma volta ao Brasil, mas o retorno ao país não está nos planos neste momento. O jogador tem 28 anos e fez uma grande temporada pela Fiorentina em 2023/24 (48 jogos, 2 gols e 3 assistências).
Arthur nunca tinha jogado tanto no futebol europeu como na temporada 2023/24. A última vez que ele teve números parecidos foi em 2017, quando disputou 50 jogos pelo Grêmio. O recorde anterior na Europa aconteceu em 2018/19, com 44 jogos pelo Barça.
Meio-campista se vê no auge da carreira na Europa. O meia não conseguiu repetir as boas atuações do Grêmio no Barcelona, na Juventus e no Liverpool (onde só fez um jogo) pelo alto número de lesões nos últimos anos, mas na Fiorentina foi titular e importante na campanha que levou a equipe à final da Liga Conferência terceira competição principal da Uefa.
Jogador ainda não atuou na temporada 2024/25, mas deve ter mais espaço na segunda parte da temporada europeia. Arthur não faz parte dos planos da Juventus e busca um novo clube na próxima janela de transferências em janeiro. Além de Grêmio e Palmeiras, o Everton, da Inglaterra, e clubes da Arábia Saudita tentaram a contratação do jogador, mas as conversas não avançaram.
O Olympique de Marselha é o favorito para ficar com Arthur. O clube francês tentou contratá-lo neste meio de ano, mas teve problemas com a vaga de jogador extracomunitário e o negócio melou. O empresário do jogador falou sobre essa situação na semana passada.
Conversamos com o Olympique de Marselha, ele pode ser interessante para o técnico Roberto De Zerbi com suas qualidades. Não é fácil devido à regra dos jogadores extra comunitários mas veremos. Era uma possibilidade no verão passado. Federico Pastorello, em entrevista ao jornalista Fabrizio Romano.
ARTHUR AINDA SONHA COM A SELEÇÃO BRASILEIRA
Após a grande temporada com a Fiorentina, Artur se vê mais experiente, na melhor forma física e no melhor momento da carreira.
A ideia é seguir no futebol europeu, atuando em alto nível, para poder voltar à seleção brasileira.
Em setembro de 2017, ele foi convocado pela primeira vez pelo técnico Tite. Em 2019, fez parte do grupo que conquistou a Copa América, mas faz um bom tempo que não frequenta as listas de convocados.
FLAVIO LATIF / Folhapress