PELOTAS, RS (FOLHAPRESS) – O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), a prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas (PSDB), e o secretário do esporte do estado, conhecido como Gaúcho da Geral, estiveram presentes no velório coletivo, realizado na tarde desta terça (22), dos nove mortos em acidente envolvendo uma carreta e uma van na BR-376, no Paraná.
Em coletiva de imprensa, Leite disse que o momento é de chorar com a comunidade e de focar nas coisas boas que o projeto trouxe. “Eles trouxeram muitas alegrias para suas famílias e o projeto trouxe muitas alegrias para a cidade. Eles continuam sendo inspiração”.
Leite também destacou a importância de Oguener Tissot, técnico que idealizou o projeto social Remar Para o Futuro e morreu no acidente. “Uma figura admirável, exemplo de determinação e vontade de fazer a diferença na vida das pessoas. Todo mérito é dele”, disse.
Natural de Pelotas, ele relembrou que a criação do projeto Remar Para o Futuro aconteceu durante seu mandato como prefeito. “Acompanhei o nascimento e a evolução do projeto e a gente vibrava a cada medalha conquistada. Estávamos na expectativa de ver um atleta olímpico forjado nesse projeto”, disse.
Leite disse que o Estado, junto à prefeitura, deu suporte às famílias com o retorno das vítimas para a cidade. “Continuamos apoiando para que as famílias tenham uma despedida adequada.” Imagem
Outro a falar foi João Milgarejo, 17, o único sobrevivente que estava a bordo da van. “Peço nesse momento que me apoiem e não me apressem para voltar a treinar, e sei que isso não vai acontecer. Sei que eles vão me apoiar e, quando eu quiser voltar, eles vão me acolher e me ajudar a voltar ao alto nível.”
O jovem deixou o Hospital Municipal São José de Joinville, Santa Catarina, às 22h30 de segunda (21), após a chegada da mãe e do padrasto.
O acidente ocorreu na noite deste domingo (20) na BR-376, em Guaratuba (PR). A equipe voltava do Campeonato Brasileiro Unificado, realizado em São Paulo, onde conquistaram sete medalhas e a 6ª colocação geral.
HELENA SCHUSTER / Folhapress