Ataque a instalações militares da Turquia deixa ao menos 3 mortos e 14 feridos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um ataque contra a sede das Indústrias Aeoroespaciais Turcas, localizada perto da capital do país, Ancara, deixou ao menos três mortos e 14 feridos na tarde desta quarta-feira (23), afirmou o ministro do Interior do país, Ali Yerlikaya. Segundo ele, dois agressores também foram mortos.

“Que Deus tenha misericórdia dos nossos mártires”, escreveu Yerlikaya na rede social X. “Condeno este ataque hediondo. Nossa luta continuará com determinação até que o último terrorista seja neutralizado.”

Antes da primeira divulgação do número de mortes, emissoras turcas mostraram imagens de vários agressores armados entrando no prédio em meio a relatos de tiros após uma forte explosão.

A causa e os autores do ataque, porém, permanecem incertos. Alguns relatos na imprensa afirmaram que ocorreu um atentado suicida e que havia reféns dentro do prédio, mas as autoridades não confirmaram isso, e nenhuma organização reivindicou a ação até agora.

Nas imagens divulgadas, é possível observar uma grande fumaça branca subindo na entrada do local, localizado a cerca de 40 quilômetros da capital turca.

Testemunhas disseram à agência de notícias Reuters que funcionários dentro do prédio foram levados pelas autoridades para abrigos e ninguém foi autorizado a sair. Segundo a agência estatal Anadolu, uma investigação sobre o ataque foi aberta.

A empresa é uma das mais importantes no setor de defesa e aviação da Turquia. Ela produz o KAAN, primeiro avião de combate nacional do país, e tem mais de 10 mil funcionários.

Após o ataque, o chefe da Otan, Mark Rutte, manifestou apoio ao país, um membro da aliança militar ocidental. “Relatos profundamente preocupantes de mortos e feridos em Ancara. A Otan está ao lado da nossa aliada Turquia. Condenamos fortemente o terrorismo em todas as suas formas e estamos acompanhando de perto os desdobramentos,” afirmou ele em uma postagem no X.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS