Com um jogador a menos, o Botafogo perdeu do Ituano por 1 a 0, nesta quarta-feira (23), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O Tricolor ficou com dez jogadores desde os 29 minutos da etapa inicial após a expulsão de Carlos Manuel.
Antes, o Pantera teve um gol marcado por Alexandre Jesus anulado pela arbitragem.
Com o revés, o Botafogo continua com 36 pontos e ocupa a 17ª posição, na zona de rebaixamento.
Agora, o Tricolor volta a campo na próxima terça-feira (29), quando enfrenta o Amazonas, às 21h30 (horário de Brasília), na Arena Amazônia, pela 34ª rodada da competição.
O jogo
Com o objetivo de conquistar a vitória, o treinador Márcio Zanardi fez seis alterações no Botafogo em relação ao último jogo. A primeira modificação foi no sistema defensivo com a entrada de Ericson na vaga de Fábio Sanches. Já no meio de campo, Sabit, que cumpriu suspensão na última partida, substituiu João Costa, enquanto Douglas Baggio atuou no lugar de Gustavo Bochecha. Já o setor ofensivo teve Alexandre Jesus e Victor Andrade.
Mesmo com a formação ofensiva do Tricolor, o Ituano começou melhor e criou duas boas chances. Aos 9 minutos, Gui Lazaroni cobrou falta da entrada da área e mandou no cantinho para boa defesa de Victor Souza, que espalmou para escanteio. Na cobrança, Bruno Xavier cabeceou na pequena área e o lateral esquerdo Jean Victor salvou praticamente na linha.
Após esses lances, o Pantera se acertou em campo e passou a pressionar o time visitante. Aos 13 minutos, Victor Andrade recebeu na entrada da área e colocou, mas Jefferson Paulino defendeu. A bola ainda sobrou para Douglas Baggio, que concluiu duas vezes, no entanto, o zagueiro rival travou. Logo depois, Sabit bateu da meia lua e acertou a zaga adversária.
A equipe comandada por Márcio Zanardi continuou melhor em campo. Aos 15 minutos, Alexandre Jesus foi lançado, disputou a jogada com Gui Mariano e finalizou para o gol na saída de Jefferson Paulino. O árbitro Paulo César Zanovelli da Silva, porém, anulou o lance. Na sequência, Emerson Negueba recebeu cruzamento e chutou cruzado, mas a bola bateu na defesa. Aos 24, Jean Victor ficou com a sobra após cobrança de escanteio e concluiu para fora.
Quatro minutos depois, Vinícius Paiva foi lançado e derrubado na intermediária por Carlos Manuel, que recebeu o cartão vermelho.
Com um jogador a mais em campo, o Ituano passou a valorizar a posse de bola e chegou com perigo. Vinícius Paiva tentou de fora da área e o goleiro Victor Souza espalmou para escanteio. Na cobrança, Bruno Xavier cabeceou e Bernardo Schappo tirou na risca.
No segundo tempo, o treinador botafoguense fez duas alterações. Ele colocou Patrick Brey e Gustavo Bochecha nas vagas de Jean Victor e Douglas Baggio.
A primeira oportunidade, porém, foi do Ituano com Bruno Xavier, que chutou e Victor Souza pegou.
O Botafogo procurava marcar forte e explorar o contra-ataque. O time até conseguiu sair para o setor ofensivo, mas não finalizava.
Márcio Zanardi ainda colocou Fillipe Soutto e Alex Sandro nos lugares de Sabit e Vitor Andrade.
Já o Ituano abriu o placar em jogada aérea. Após cobrança de falta, a bola foi desviada para o meio da área e Gui Mariano empurrou para as redes.
O Tricolor lutou até o final para buscar o empate, no entanto, não conseguiu.
**Por Igor Ramos