Bombeiros encontram caixa-preta de avião que caiu após bater em morro em Santa Branca

A informação foi confirmada pelo Capitão Diniz, do Corpo de Bombeiros de São José, na manhã desta sexta-feira (25). De acordo com ele, o objeto foi encontrado por volta das 14h de quinta (24), logo após a retirada dos corpos.

O avião era um EMB-121 Xingu. Foto: Divulgação/Embraer

A caixa-preta do avião que caiu após bater em um morro no limite entre Santa Branca e Paraibuna na noite de quarta-feira (23) foi encontrada. Todos os cinco tripulantes da aeronave morreram.

Leia mais notícias da região aqui

A informação foi confirmada pelo Capitão Diniz, do Corpo de Bombeiros de São José, na manhã desta sexta-feira (25). De acordo com ele, o objeto foi encontrado por volta das 14h de quinta (24), logo após a retirada dos corpos.

Ainda segundo o oficial, a caixa-preta foi entregue para os militares do Seripa 4, órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) em São Paulo, que vai fazer os trabalhos de investigação do acidente.

O Portal THMais acionou o CENIPA, que informou que, nesta sexta-feira, técnicos estão realizando a “coleta e a confirmação de dados para a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”.

Além disso, o órgão disse que, por se tratar de um avião antigo, a caixa-preta gravava apenas voz, como a conversa entre piloto e copiloto, mas não armazenava dados do voo, como velocidade, altitude e pressão atmosférica, por exemplo. O item deve ser encaminhado na próxima semana para o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do CENIPA, em Brasília, onde devem ser continuadas as investigações.

Apesar do nome, as caixas-pretas são pintadas de laranja, por se tratar de uma cor que pode ser vista à distância, o que facilita as buscas em casos de acidentes.

Corpos serão levados para IML na capital paulista

Os corpos das cinco vítimas fatais do acidente aéreo foram encaminhados ao IML Central, que fica em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (25). A informação é do Dr. Paulo de Fátima, delegado da Seccional de Jacareí, que é responsável pelas investigações, e foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Na tarde de quinta-feira (24), os corpos chegaram no IML de São José dos Campos, após serem retirados do local do acidente pelo Corpo de Bombeiros e oficiais da Força Aérea Brasileira. O transporte até o Instituto foi feito por uma empresa privada de assistência funerária.

Na capital paulista, segundo a SSP, os corpos passarão por exames de DNA para serem avaliados e oficialmente identificados, apesar dos nomes das vítimas já terem sido divulgados (saiba mais abaixo). As famílias dos mortos também serão acionadas para a coleta de material genético.

Corpos foram retirados do local do acidente no fim da tarde de quarta-feira (24). Foto: Pedro Coralia/TV Thathi SBT

O acidente

Um avião de pequeno porte bateu em um morro e caiu em uma área de mata próxima à Estrada do Caeté, no limite entre Paraibuna e Santa Branca, no Vale do Paraíba, no final da tarde de quarta-feira (23), durante a tempestade que atingiu a região. Todos os cinco tripulantes da aeronave morreram.

Avião caiu em região de mata próxima à Estrada do Caeté, no limite entre Paraibuna e Santa Branca. Foto: Reprodução/Google Maps

Um vídeo, que viralizou nas redes sociais, mostra os destroços após a queda (veja abaixo). Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o avião era um Embraer-121 Xingu, modelo turboélice com capacidade para oito pessoas. A corporação informou que a aeronave, que fazia transporte aeromédico, partiu de Florianópolis-SC e seguia para Belo Horizonte-MG para reabastecer. O destino final era Salvador.

Na aeronave, estavam o comandante, o copiloto, um mecânico de aviões, uma médica e um enfermeiro. Todos eram colaboradores de uma empresa de táxi aéreo com sede em Salvador, na Bahia. As vítimas foram identificadas através da apuração do repórter Marcos Henrique da TV Aratu, afiliada ao SBT da Bahia.

Nomes de cada uma das vítimas do acidente aéreo em Santa Branca. Foto: Reprodução/TV Aratu

Veja a identificação de cada uma das vítimas:

  • Jefferson Rodrigues Ferreira – Comandante – 36 anos
  • Dulcival Santos – Copiloto – 39 anos
  • Joseilton Borges – Mecânico – 53 anos
  • Erisson Silva da Conceição Cerqueira – Enfermeiro – 34 anos
  • Sylvia Rausch – Médica – 31 anos

Os destroços da aeronave foram encontrados pelos bombeiros por volta das 23h de quarta. Foi identificado que haviam pedaços do avião em um raio de 300 metros do local da queda.

Veja o vídeo que mostra os destroços do avião após a queda:

Vídeo: Reprodução/Redes sociais

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS