Um aplicativo desenvolvido para monitoramento e gestão de resíduos deve chegar ao canal do Porto de Santos no fim do primeiro trimestre de 2025. A responsável pela proposta é uma startup da região que pretende entregar um protótipo à Autoridade Portuária de Santos (APS) em março do ano que vem. Depois de lançada, todos os terminais portuários do mundo poderão ter acesso.
O projeto escolhido ganhou o ESG Challenge, promovido pela APS. O grupo vencedor foi o DataOverSeas que propõe a gestão e monitoramento de resíduos com uso de Inteligência Artificial (IA) no porto de Santos. De maneira mais simples, a ideia é a padronização de identificação, classificação e monitoramento dos resíduos, usando algoritmos de Inteligência Artificial, para tornar a gestão de resíduos mais precisa e eficiente.
CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP! A NOTÍCIA CHEGA NA PALMA DA SUA MÃO!
A competição desafiou profissionais de diversas áreas, incitando a criação de soluções tecnológicas que integram práticas ambientais, sociais e de governança nas operações portuárias.
Com a vitória, a startup DataOverSeas, ganhou uma bolsa de R$36 mil por ano. Além de um período de incubação no Parque Tecnológico de Santos.
O protótipo vai capturar imagens por via satélite, identificando os pontos em que os resíduos se acumulam. Os materiais serão classificados e identificados e a APS receberá uma notificação sobre onde estes resíduos estão, melhorando o serviço de limpeza de ambientes contaminados.