Morre Phil Lesh, ex-baixista e cofundador da banda Grateful Dead, aos 84 anos

SÃO PAULO, SP 9FOLHAPRESS) – Nesta sexta-feira (25), o ex-baixista da banda de rock Grateful Dead, Philip Chapman Lesh, conhecido como ‘Phil Lesh’, morreu aos 84 anos. Reconhecido por revolucionar o uso do baixo e cofundador do grupo musical ao lado do guitarrista Jerry Garcia (1942-1995), ele teve a sua morte divulgada em sua página oficial do Instagram. A causa não foi divulgada.

“Phil Lesh, baixista e membro fundador da banda The Grateful Dead, faleceu pacificamente esta manhã. Ele estava cercado por sua família e cheio de amor. Phil trouxe imensa alegria a todos ao seu redor e deixa para trás um legado de música e amor”, diz a publicação. A nota ainda pediu que a privacidade dos familiares seja respeitado no momento.

Nascido em 1940, em Berkeley, nos Estados Unidos, Lesh estudou instrumentos como violino e trompete desde muito jovem, quando também demonstrou seu interesse pelo jazz. Não demorou para apresentar o seu estilo único no baixo, com solos longos e cheios de improviso.

Fundado em 1965 na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, o Grateful Dead surgiu durante o movimento da contracultura, que se coloca contra uma série de códigos e padrões socioculturais estabelecidos à época. Inspirado em canções do jazz, blues e country, se consolidou como uma influente “jam band”, título atribuído a bandas com longas apresentações, sempre abertas a experimentos e improvisos.

Ao lado de Lesh e Garcia, o guitarrista Bob Weir, o baterista Bill Kreutzmann e o tecladista Ron “Pigpen” McKerman, o grupo produziu mais de 30 álbuns. Um dos mais populares é o disco “American Beauty”, que integra a lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall da Fama, instituição americana dedicada a registrar a história de importantes artistas da música.

O grupo original se separou em 1995, com a morte de Jerry Garcia, e desde então, apesar de outras formações da banda, Lesh passou a investir em uma carreira solo. Após uma turnê de despedida da banda, que aconteceu em 2015, o baixista passou a se distanciar das apresentações e lidar com uma série de questões de saúde.

Em 2006, Lesh foi submetido a uma cirurgia de remoção de um câncer de próstata, e uma década mais tarde foi submetido a um tratamento de câncer na bexiga. Ele deixa a sua esposa, Jill, e os filhos, Graham e Brian.

DAVI KRASILCHIK / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS