Eleição nacionalizada em Fortaleza terá impacto no PT e no Executivo, diz líder do governo na Câmara

FORTALEZA, CE (FOLHAPRESS) – O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou à Folha que a eleição em Fortaleza se tornou nacional e o resultado dela terá “grande impacto no PT e no governo, no projeto nacional”.

Guimarães é aliado e atua na campanha de Evandro Leitão (PT ), que tem como adversário no segundo turno o deputado federal André Fernandes (PL ). A disputa está acirrada, com os candidatos empatados tecnicamente nas pesquisas recentes, num reflexo da polarização nacional entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

“A eleição em Fortaleza foi nacionalizada em torno de dois grandes projetos. O nosso, coordenado pelo PT, pelo Evandro, pelo ministro Camilo, pelo governador, pelo presidente Lula e as forças políticas que estão ao lado do Evandro. Do outro lado, o Bolsonaro”, diz Guimarães.

O deputado federal diz que há uma expectativa de vitória do PT na capital cearense e afirma que esse resultado pode ter reflexos nas “articulações internas” do partido. Hoje, uma ala do PT defende que o próximo presidente da legenda seja do Nordeste -nesse cenário, Guimarães é lembrado.

Questionado se a eleição em Fortaleza representa um ensaio para 2026, o líder do governo diz que as pessoas não devem ter uma “opinião mecânica de ganhou aqui, ganha em 2026.”

“Depende das condições de 2026, da economia do país, da avaliação do governo. São momentos distintos que a gente precisa avaliar cada um deles. Mas, evidentemente, que o símbolo disso é grande. A vitória agora no segundo turno em alguns lugares que nós temos vai ter impacto, sim, fortemente no simbolismo disso para 2026.”

VICTORIA AZEVEDO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS