O domingo (27), marcou o fim das Eleições Municipais de 2024, com o segundo turno definindo a escolha dos eleitores das cidades de Santos, e Guarujá. Os santistas reelegeram Rogério Santos (Republicanos), e Farid Madi (PODE) foi a escolha dos guarujaenses.
A TV Thathi Band Litoral acompanhou a apuração em tempo real, desde as 17h30 com uma transmissão ao vivo no Youtube, abrindo para o canal aberto de televisão às 19h20 com os resultados finais e os nomes de quem governará as cidades pelos próximos quatro anos. A capital paulista também fez parte da cobertura, onde lá, foi reeleito Ricardo Nunes (MDB).
Durante todo o dia de votação, não houveram grandes ocorrências, e apenas 7 urnas apresentaram problemas técnicos nas duas cidades da Baixada Santista. Em Santos, não houve registro de crime eleitoral, e em Guarujá, foram registradas apenas irregularidades em adesivos de veículos em frente à zona 212, mas ninguém foi preso.
Rogério Santos
Rogério Santos (REPUBLICANOS) é reeleito prefeito da cidade de Santos, com mais de 53,37% dos votos válidos. Em uma disputa acirrada com a candidata do PL, Rosana Valle, o chefe do executivo venceu com vantagem de mais de 14 mil votos.
Segundo a Justiça Eleitoral, o político recebeu 118.562 votos. Antes de ser eleito em 2020, Rogério Santos ocupava o cargo de Secretário de Governo do ex-prefeito e atual deputado federal, Paulo Alexandre Barbosa, desde 2017. Antes disso, foi também seu assessor parlamentar, de 2009 à 2013.
Nascido em Santos, em 1966, Rogério é formado em Odontologia, com especialização em Saúde Pública e mestrado em Saúde Coletiva. Servidor público concursado desde 1988, quando iniciou sua atuação na vida pública. Como prefeito da cidade, na gestão de 2021-2024, entregou quase duas mil unidades habitacionais, o Novo Quebra-Mar, Parque Valongo, além de ter realizado importantes obras estruturantes nos morros, Zona Noroeste, Centro Histórico, e o maior programa de revitalização viária da história de Santos.
Farid Madi
Farid Madi (PODE) foi eleito prefeito do município de Guarujá com mais de 55,38% dos votos válidos. Esta não é a primeira vez que o político foi escolhido pelos eleitores guarujaenses, tendo já governado a cidade nos anos de 2005 a 2008, quando fez a regularização fundiária de núcleos habitacionais, e lançou programas de habitação como o Parque da Montanha, na Vila Edna, e nos bairros do Santo Antonio, Cachoeira e Santa Cruz dos Navegantes. Em sua quinta tentativa em voltar ao cargo, foi novamente eleito.
Segundo a Justiça Eleitoral, o político recebeu 83.652 votos. Farid é casado, pai de 4 filhos e avô de seis netos. Nasceu em Dourados (MS), mudou para Vicente de Carvalho-Guarujá (SP) aos 10 anos de idade onde começou a vida como mascate, com o pai, e em seguida comerciante de móveis, com lojas em Vicente de Carvalho e em Bertioga (SP).