PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – Vinicius Júnior não vai comparecer à entrega da Bola de Ouro da revista France Football, que será entregue na noite desta segunda-feira (28) ao melhor jogador do mundo na temporada. O Real Madrid teria indicado que a decisão se deu após o clube ficar sabendo que o brasileiro não será o premiado.
Nenhum representante do time espanhol comparecerá à cerimônia, que começa no teatro do Châtelet, em Paris, às 20h45 locais (16h45 de Brasília).
Internamente, o clube teria justificado a decisão dizendo que “se os critérios do prêmio não proclamam Vinicius ganhador, esses mesmos critérios devem proclamar Carvajal [espanhol também atleta do clube] ganhador”, segundo a agência de notícias AFP. “Como isso não vai ocorrer, é óbvio que a Bola de Ouro-UEFA não respeita do Real Madrid. E o Real Madrid não vai onde não é respeitado.”
A informação, divulgada pela rádio francesa RMC em suas redes sociais, seguida pelo jornalista italiano Fabrizio Romano e pelo jornal espanhol Marca, foi confirmada à Folha pelo estafe do jogador. Segundo o jornalista.
A delegação do Real Madrid na cerimônia teria nada menos que 50 pessoas. Um avião estava à espera na pista do aeroporto de Barajas, em Madri, para decolar à tarde, mas o voo foi cancelado, segundo o Marca.
Nos últimos dias, diversos veículos da imprensa haviam divulgado que Vinícius Jr seria o ganhador do prêmio. Porém, a revista France Football tem garantido que a identidade do vencedor permanecerá secreta até a abertura do envelope, durante a cerimônia, como no Oscar.
Um dos principais candidatos ao troféu, o meio-campista Rodri, da seleção espanhola e do Manchester City, já se encontra no Hotel du Collectioneur, perto do Arco do Triunfo, onde os indicados ao prêmio estão hospedados.
Segundo a imprensa espanhola, o vencedor será mesmo Rodri, que ganhou o campeonato inglês com o Manchester City e a Euro com a seleção de seu país.
O agraciado é eleito por cem jornalistas de cem países diferentes. Segundo a France Football, só um jornalista conhecia o nome do vencedor impresso no envelope oficial, à maneira do Oscar. Nos dias anteriores, veículos europeus haviam afirmado que o brasileiro seria o ganhador.
A Bola de Ouro leva em conta o período entre 1º de agosto de um ano e 31 de julho do ano seguinte. Na temporada 2023-24, Vinícius Jr. conquistou a Champions League com direito a gol na decisão contra o Borussia Dortmund, da Alemanha e o campeonato espanhol. Também se destacou pela luta contra o racismo generalizado nos estádios espanhóis. Ele era o único brasileiro entre os 30 finalistas.
Desde 2007, quando o ganhador foi Kaká, do Milan, um brasileiro não recebe a Bola de Ouro. Além dele, conquistaram o troféu três jogadores nacionais: Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho Gaúcho (2005).
Desde então, quem chegou mais perto foi Neymar, terceiro colocado em 2015 e 2017. Eterno pretendente, Neymar, 32, hoje no Al-Hilal, da bilionária mas desprestigiada liga saudita, ficou um ano sem jogar devido a uma cirurgia no joelho esquerdo. Voltou aos gramados na semana passada.
ANDRÉ FONTENELLE / Folhapress