Em razão da pandemia do novo coronavírus, as unidades prisionais e sede administrativa da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) adotaram diversas ações de enfrentamento da Covid-19, com objetivo de prevenir o contágio da doença tanto da população carcerária quanto de servidores.
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) segue as determinações do Centro de Contingência do coronavírus e avalia permanentemente o direcionamento de práticas para o combate do vírus, conforme medidas de higiene e distanciamento preconizadas pelos órgãos de saúde.
Ocorre, portanto, higienização diária de áreas coletivas, como galerias, portaria e setores administrativos, além de todas as viaturas oficiais. As celas e grades dos pavilhões habitacionais, por exemplo, são pulverizadas com cloro.
A entrada das unidades dispõe de caixas com espuma contendo água sanitária e cloro para higienização dos sapatos de servidores.
Pontos de higiene
Os funcionários contam com pontos de higiene, entre eles pias com sabonetes e álcool gel. Os reeducandos que exercem atividades laborterápicas (cozinha, limpeza e manutenção) receberam máscaras e luvas para realização do trabalho. A distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) também se estendeu aos servidores.
Entre as medidas de prevenção do novo coronavírus, está ainda o isolamento de sentenciados procedentes de outras unidades prisionais e da segurança pública.
Profissionais da saúde que atuam na Coordenadoria e nas unidades prestam um trabalho de conscientização e esclarecimento de dúvidas ao corpo funcional e também aos presos.
É realizado, ainda, um acompanhamento diário de servidores e detentos que pertencem ao grupo de risco – idosos, doentes cardíacos e portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, asma).