Araçatuba vai receber o MIA – Festival de Música Instrumental, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Apaa Difusão Cultural, Tudo Vira Cult SP e Governo do Estado de São Paulo, além de apoio do Centro Cultural Associata e da Bodega do Galo. O evento será de 7 a 10 de novembro.
O festival é dedicado à diversidade da música instrumental e trará neste ano shows de jazz, música erudita, popular, eletrônica, experimental e improvisação livre, refletindo a riqueza e a variedade da música instrumental contemporânea.
Além das apresentações musicais, o evento oferecerá atividades para o aprendizado e a troca de experiências entre músicos e público, incluindo oficinas e workshops.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
7/11 – quinta – Praça João Pessoa
20h – Show | Hamilton de Holanda Trio
Hamilton de Holanda, junto aos talentosos Deangelo Silva e Thiago “Big” Rabello, forma um trio que encanta tanto iniciantes quanto eruditos. Com uma sonoridade original e poderosa, eles exploram novos caminhos musicais sem pudor. O repertório é uma celebração da diversidade e inclui composições autorais, como “Saudade do Rio”, “Sol e Luz”, além de arranjos modernos de clássicos da música brasileira (de nomes como Tom Jobim, Djavan, Chico Buarque e outros), explorando a interseção entre o jazz e a música instrumental brasileira.
8/11 – sexta – CEU das Artes
7h30 às 10h30 – Oficina | Instrumentos Musicais para Crianças (aerofones, cordofones, idiofones e membranofones), com Zé Renato Gimenes.
Atividade fechada para alunos da Emeb Maria Mercedes Cassiolato de Souza
Orientadas pelo educador musical, compositor e multi-instrumentista Zé Renato Gimenes, as crianças projetam e constroem instrumentos musicais a partir de materiais do cotidiano e também reciclados. Durante o processo, os participantes aprendem sobre as características de cada tipo de instrumento – aerofones, cordofones, idiofones e membranofones – e, ao final, se organizam para tocar o que criaram.
Praça João Pessoa
20h – Show | Grupo Choronas
O show “Choronas 25+ | Cronologia do choro pela cronologia das Choronas” comemora os mais de 25 anos de carreira do primeiro grupo de choro feminino do Brasil. No palco, o quarteto formado por Cibele Palopoli (flauta transversal), Ana Cláudia César (cavaquinho), Paola Picherzky (violão de 7 cordas) e Miriam Cápua (percussão) encanta e comove o público tocando choro, baião, maxixe e samba. A partir de uma seleção de músicas dos quatro CDs do grupo, as artistas apresentam as composições em ordem cronológica e abordam ainda particularidades e curiosidades sobre as composições e seus autores.
9/11 – sábado – MAAP
10h30 às 12h – Workshop | Choronas – Cronologia do Choro Inscrições:
O grupo Choronas fala sobre a história e as características do choro e dos ritmos que permeiam sua trajetória.
Secretaria Municipal de Cultura | Sala multiuso
14h às 16h – Vivência percussiva de ritmos afro pernambucanos, com Nino Xambá, do Maracatu OrumOdoyá
Inscrições:
O músico quilombola Nino Xambá, também integrante do Maracatu OrumOdoyá, aborda o universo do maracatu Nação e do coco da Xambá, junto ao toque das alfaias, explorando suas particularidades rítmicas. A partir da brincadeira popular e de suas sonoridades, os participantes são colocados ainda em contato com a tradição e organização de alguns dos movimentos culturais brasileiros.
Vem Pra Praça – Feira de Economia Criativa
Brechó, artesanato, comida, dança, música e muito mais
Local: Praça Florisval de Oliveira (Bairro Pinheiros)
Shows | Atrações de Araçatuba
16h30 – Antone & Dean Gordon Band
17h45 – Beatriz, Vivi, Shay e Jéssica
19h – Rhuanito e Grupo
20h15 – Fernando Barbosa, Henrique Pereira e Cristiano Silva – Groove da Cozinha
O palco da praça Florisval de Oliveira recebe exclusivamente artistas de Araçatuba durante a tarde e o início da noite de sábado. O trio Antone & Dean Gordon Band, formado por Fernando Antones (guitarra), Elvis Dean (baixo) e Cláudio Gordon (bateria), é o primeiro a se apresentar, tocando clássicos do blues. Em seguida, o quarteto feminino formado por Beatriz Marques (bateria), Vivi Nuka (baixo), Tshaya Lays (violino) e Jéssica Valeretto (piano) traz um misto de músicas internacionais e brasileiras em versões instrumentais. O acordeonista Rhuan Enciso é a terceira atração do dia; acompanhado por Renan Fajardo (violão), Ed Barba (triângulo), Lucas Rosa (zabumba), Davi Makuin (cavaquinho), traz arranjos para forró e choro. O Groove da Cozinha traz uma formação com dois baixistas – Fernando Barbosa e Henrique Pereira – e um baterista – Cristiano Silva – para explorar as possibilidades sonoras do baixo, a partir de elementos do jazz e da música brasileira.
Centro Cultural Associata
22h – DJ CAMISKA
Pesquisadora incansável de novos sons, CAMISKA tem se dedicado diariamente à música desde 2018, explorando uma vasta gama de gêneros musicais que incluem música eletrônica mundial, brasileira e hip-hop. Com um estilo que desafia as convenções e uma abordagem que busca expandir nossos horizontes musicais, a DJ oferece sets cheios de energia e novidades.
23h59 – DJ CARRIJO
Na performance “Electrical Storm: live with Theremin”, o DJ e multiartista CARRIJO combina seu DJ set com o theremin (instrumento musical eletrônico controlado sem contato físico) ao vivo, criando uma experiência imersiva. O set une batidas eletrônicas, sintetizadores e sons hipnóticos às ondas enigmáticas do theremin, resultando em uma atmosfera sonora única e futurista.
10/11 – domingo – Praça Florisval de Oliveira (Bairro Pinheiros)
17h30 – Show | Raloz Jazz
O Raloz Jazz Trio é liderado pelo baterista Luiz Manaia (Ralinho), natural de Bauru. O trio, composto ainda pelo pianista Roger Pereira e o baixista Fernando Lima, faz arranjos próprios para standards do jazz e do samba-jazz, com composições de Miles Davis, Herbie Hancock, Beatles, The Jackson Five, Tom Jobim, Caetano Veloso, entre outros.
19h30 – Show | Nicolas Krassik e banda
Nascido em 1969 na grande Paris, Nicolas Krassik coloca seu violino a serviço da música popular brasileira há mais de 20 anos e traz para o palco o show “Rendez-vous forró”. Rendez-vous é um termo francês que tem vários significados, entre eles “encontro marcado” e “entreguem-se”. Portanto, a proposta é ter um encontro marcado com o Nordeste brasileiro e o Forró, entregar-se à dança ou simplesmente à escuta. Além das músicas autorais do violinista, o repertório passeia pelas composições de Dominguinhos, Sivuca, Chico Buarque, Gilberto Gil, Geraldo Azevedo, entre outros.
Vem Pra Praça – Feira de Economia Criativa
10/11 – domingo
16h às 21h
Praça Florisval de Oliveira (Bairro Pinheiros)
ENDEREÇOS
Praça João Pessoa: Cruzamento das ruas Duque de Caxias e Tabajaras, bairro das Bandeiras
CEU das Artes: Rua Elza Almeida Lemos, 975, Res. Jd. Atlântico
MAAP – Museu Araçatubense de Artes Plásticas Rua Duque de Caxias, 29, Centro
Centro Cultural Associata: Rua 15 de novembro, 275, Centro
Secretaria Municipal de Cultura Rua Anita Garibaldi, 75, Centro
Praça Florisval de Oliveira: Cruzamento da rua dos Fundadores com a rua Luiz Celoni Ortiz – Bairro Pinheiros.