Prazo para quitação de dívidas com o Simples Nacional termina hoje (31)

Prazo para quitação de dívidas com o Simples Nacional termina nesta quinta-feira (31)
(Foto: Agência Brasil)

Micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEIs), que ainda não resolveram pendências financeiras com o Simples Nacional, têm até às 23h59 desta quinta-feira (31) para regularizar a situação. A Receita Federal alerta que aqueles que não quitarem ou parcelarem as dívidas serão excluídos do regime tributário especial a partir de 1º de janeiro.

Para evitar a exclusão, o contribuinte tem algumas opções: realizar o pagamento integral, abater parte da dívida com créditos tributários (valores que a empresa tem direito a receber do Fisco) ou optar pelo parcelamento, que permite pagar em até cinco anos, com juros e multa. A negociação pode ser feita online pelo Portal do Simples Nacional ou pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), com acesso via certificado digital ou conta Gov.br de nível prata ou ouro.

Além disso, empresas ou MEIs que discordarem dos valores cobrados têm o direito de contestar o Termo de Exclusão, enviando um recurso ao Delegado de Julgamento da Receita Federal. Esse procedimento também deve ser feito pela internet, seguindo as instruções do site da Receita.

Leia mais notícias da região aqui

A Receita Federal informou que entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro foram notificadas 1,1 milhão de MEIs e 754 mil micro e pequenas empresas, totalizando uma dívida de R$ 26,5 bilhões com o Simples Nacional. Após receber a notificação, o contribuinte tem até 30 dias para contestar o termo ou quitar as pendências. Caso contrário, será excluído do regime especial.

Entre as principais razões para a exclusão estão falta de documentos, faturamento acima do limite permitido, débitos tributários e atividades que não fazem parte do Simples Nacional.

A Receita realiza verificações regulares para assegurar que as empresas cumprem os requisitos do Simples. Para ajudar quem ainda está com dívidas ou precisa de orientação, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece suporte para a elaboração de um plano de recuperação

*Texto de Letícia Silva supervisionado por Marcus Barreto

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS