SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A primeira semana deste mês de novembro deverá ter chuva frequente e com grande volume em São Paulo. O motivo é o predomínio do ar quente e úmido, o que vai favorecer a formação e propagação de áreas de instabilidade, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da prefeitura da capital.
Há potencial para formação de alagamentos em diferentes regiões. Com o solo já encharcado da chuva deste final de semana, existe o risco também de deslizamentos de terra.
A previsão indica que esta segunda-feira (4) será de céu nublado, com chuva fraca pela manhã. A temperatura fica entre 18°C e 23°C, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Na terça (5), o sol deve aparecer entre muitas nuvens, com pancadas de chuva ao longo do dia e trovoadas isoladas. A temperatura aumenta, com mínima de 19°C e máxima de 27°C.
A quarta (6) deve manter as mesmas condições de pancadas de chuva, muita nebulosidade, mas possibilidade de o sol dar as caras. A temperatura oscila entre 18°C e 25°C.
O sol não deve aparecer na quinta (7) em razão do predomínio de nuvens, que deixa o céu completamente encoberto, com pancadas de chuva isoladas. A temperatura fica entre 19°C e 26°C.
ESTADO
A previsão do tempo para São Paulo no mês de novembro aponta que o estado deve ter temporais e quatro frentes frias. O prognóstico é da Climatempo.
De acordo com a agência, durante o mês o estado deve ter chuva regular, mas com riscos de temporais em várias áreas.
O volume de chuva deve ficar dentro da média climatológica para o mês em regiões como a Grande São Paulo e o litoral. Mas deve chover mais em Presidente Prudente, Ribeiro Preto, Sorocaba e na serra da Mantiqueira.
Com base em dados do Inmet, a Climatempo diz que a média de precipitação em novembro, em diversas partes do estado, varia de 180 mm a 220 mm. Na capital paulista, ela é de 143.9 mm.
Segundo a Climatempo, as quatro frentes frias esperadas, além de elevar as chances de chuva no interior do estado, vão ter potencial para derrubar a temperatura.
A temperatura tende a ficar ligeiramente acima da média no oeste e no norte paulista, incluindo regiões de Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, e dentro do habitual para a época no centro, no sul e no leste, com destaque para as regiões de São Carlos, Campinas e Sorocaba, a Grande São Paulo e o litoral.
Na cidade de São Paulo, a mínima média para o mês é de 17,3°C e a máxima, de 26,9°C.
FRANCISCO LIMA NETO / Folhapress