RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Atenção durante fortes chuvas deve ser reforçada para evitar acidentes nas estradas

As recentes tempestades na região de Campinas alertam para o número de acidentes nas estradas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, no ano de 2024 no Brasil, foram registrados 7.987 acidentes envolvendo chuva ou água na pista.

Ao diirigir na pista molhada, o carro pode acabar sofrendo o processo de aquaplanagem, quando o pneu perde aderência ao passar por uma poça de água ou um solo muito molhado, o que faz com que o veículo rodopie na pista.

Existem cinco cuidados ideais para se ter mais segurança dirgindo na chuva. É essencial manter a distância do veículo da frente, ligar o farol baixo, diminuir a velocidade, ligar os desembaçadores e acionar o limpador de para-brisas.

Com a pista molhada e escorregadia, o tempo de frenagem aumenta. Na pista seca é preciso respeitar a diferença de dois segundos, já durante a chuva o intervalo sobe para quatro segundos.

A chuva traz baixa visibilidade, principalmente se houver neblina. Deixar os faróis acesos amplia o campo de visão do motorista, que identifica poças e buracos com precisão, além de tornar o seu veículo mais visível para quem trafega pela pista.

Ao dirigir o carro na chuva é normal que os vidros fiquem embaçados. Essa condição compromete a visibilidade do condutor, que deve estar concentrado na direção, e não na limpeza dos vidros.

Não é recomendável trafegar em alta velocidade em dias chuvosos. Quando a chuva for moderada, o ideal é manter uma velocidade máxima correspondente a 80% do limite da via. Agora, se ela estiver intensa, é recomendado reduzir o velocímetro para aumentar a sua segurança.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.