SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Com uma nova previsão de chuvas e ventos fortes para a região metropolitana de São Paulo nesta quinta (7) e sexta-feira (8), a Enel Distribuição divulgou nota em que diz estar “preparada para colocar em prática seu plano emergencial”.
A companhia afirma que suas equipes estão de prontidão para atender a eventuais ocorrências que envolvam o fornecimento de energia dentro da área de concessão, composta por 24 municípios da Grande São Paulo, incluindo a capital paulista. A concessionária não informou quantos trabalhadores estão envolvidos na operação.
Até o mês passado, a Enel havia acrescentado 410 eletricistas próprios ao seu quadro de profissionais entre novembro de 2023 e outubro de 2024, passando de 1.688 para 2.098. Isso representa 34% do total prometido no apagão que atingiu mais de 4 milhões de residências no final do ano passado.
Para atender a casos críticos, a empresa afirma manter 500 geradores para serviços essenciais, como hospitais, além de dois transformadores móveis e duas subestações, que podem ser posicionados em pontos estratégicos de bairros afetados.
Para registro de falta de energia, clientes podem acessar o site www.enel.com.br, o aplicativo Enel e o WhatsApp (21) 99601-9608.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (6) um alerta para chuvas de forte intensidade que atingirão todas as regiões do território paulista nesta quinta (7) e sexta-feira (8). Os níveis acumulados de precipitações poderão variar entre alto e muito alto.
O alerta é devido à passagem de uma frente fria pela costa da região Sudeste. Isso criará condições para temporais acompanhados de rajadas de vento e granizo.
Diante do cenário, a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decidiu instalar um gabinete de crise a partir das 8h desta quinta.
O gabinete de crise para responder ao evento climático contará com membros de agências reguladoras estaduais, concessionárias de energia elétrica e de abastecimento de água. A intenção, segundo o governo, é permitir uma comunicação ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle.
Há previsão de níveis acumulados de chuva muito altos para a capital paulista, assim como para toda a região metropolitana de São Paulo. O mesmo se aplica a cidades litorâneas da Baixada Santista e litoral norte.
Redação / Folhapress