Paz nos estádios é tema de reunião de trabalho na sede do Ministério Público SP

Procurador-geral de Justiça recebeu conselheiros do CNJ e representantes da Federação Paulista de Futebol

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (7/11), o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, presidiu uma reunião para tratar do enfrentamento à violência nas praças esportivas.

Estiveram na sede do MPSP os integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Caputo Bastos (presidente do Grupo de Trabalho Paz nas Arenas), João Paulo Schoucair e Giuilherme Feliciano, bem Sérgio Ribas (desembargador do Tribunal de Justiça), Luís Lanfredi (assessor do CNJ), o delegado Caio Ferreira (Polícia Federal), Paulo Feuz (vice-presidente acadêmico da Academia Nacional de Direito Desportivo), Fábio Conforto (assessor do CNJ), Orman Ribeiro (assessor do CNJ) e Wilson Marqueti Júnior (vice-presidente de Relações Governamentais da Federação Paulista de Futebol). Pelo MPSP, participaram da reunião de trabalho Ivan Agostinho (subprocurador-geral de Justiça Criminal), Fábio Goulart (chefe de Gabinete da Subprocuradoria-Geral de Justiça Criminal), Tatiana Callé (coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal/CAOCrim), Vanessa Therezinha (Núcleo de Gênero do CAOCrim) e o procurador de Justiça Thales César de Oliveira.

O Grupo de Trabalho Paz nas Arenas, instituído pela Portaria CNJ 219/2023, realiza estudos e propostas para a formulação de estratégias visando um melhor tratamento e soluções para a violência nas praças desportivas, bem como o encaminhamento de temas afins, com a pretensão de preservar a integridade dos resultados desportivos e a moralidade do desporto através de uma atuação mais qualificada do próprio Poder Judiciário.

Na oportunidade, o PGJ agradeceu à Federação Paulista de Futebol pelo pronto acatamento da recomendação expedida pelo promotores que investigam o ataque da torcida organizada Mancha Alviverde contra a Máfia Azul, que resultou na morte de um torcedor do Cruzeiro no último dia 27 de outubro, na Rodovia Fernão Dias, em Mairiporã. A Federaçao proibiu a presença da Mancha Alviverde nos estádios do Estado.