SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A chuva persistente deste a madrugada desta sexta-feira (8) em São Paulo ganhou intensidade e é percebida com mais força em algumas regiões, como a central, oeste e sul.
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), às 12h a cidade registrava um ponto de alagamento intransitável na rua Mercúrio, região do Mercado Municipal de São Paulo. Outras vias acumulavam água na pista, causando transtorno aos motoristas e pedestres. A avenida Ermano Marchetti, na zona oeste, e a Giovanni Gronchi, na zona sul, estavam com interdição parcial, bem como as ruas no entorno do parque Ibirapuera.
Ao longo do dia, o tempo permanece instável e com chuva de intensidade fraca a moderada. A combinação de chuva intermitente e solo já encharcado cria condições para formação de alagamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco.
A chuva causa transtornos desde quinta-feira (7). O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por exemplo, amanheceu cheio e com diversos passageiros sem saber quando vão conseguir chegar aos seus destinos, em razão da chuva persistente registrada na capital paulista. Os voos cancelados chegaram a 50 entre quinta e esta sexta (8).
Muitos dormiram no saguão do terminal à espera de definição de quando poderiam embarcar.
Segundo informativo da Enel, atualizado às 12h, 21.527 endereços estão sem energia na capital paulista. Considerando a área de concessão total, que abrange 24 municípios, 30.163 clientes estão com o fornecimento de energia interrompido, o que corresponde a 0,31 % das 8,3 milhões de unidades consumidoras atendidas.
Neste sábado (9), os ventos úmidos que sopram do mar favorecem a formação de muitas nuvens baixas. Por conta disso, diz o CGE, o céu fica encoberto, e há potencial para garoa e chuva leve em pontos isolados entre a madrugada e o período da manhã, e garoa à noite. A temperatura cai, com máxima de 19°C no meio do dia e a mínima de 15°C no fim da noite.
No domingo (10), o céu continua nublado, no entanto, haverá alguns períodos com sol entre muitas nuvens. A temperatura apresenta pequena elevação e não há expectativa de chuva. Os termômetros oscilam entre a mínima de 15°C na madrugada e a máxima de 22°C no início da tarde.
A cidade de São Paulo registrou na primeira semana de novembro 163 mm de chuva, volume maior do que o esperado para todo o mês 145 mm, segundo a Defesa Civil do Estado.
A gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decidiu instalar a partir das 8h desta quinta um gabinete de crise, que contará com membros de agências reguladoras estaduais, concessionárias de energia elétrica e de abastecimento de água. A intenção, segundo o governo, é permitir uma comunicação ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle.
FRANCISCO LIMA NETO / Folhapress