SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após alguns dias de sol e tempo seco, a região metropolitana de São Paulo terá outra mudança no tempo entre o fim da tarde e o início da noite desta terça-feira (12), quando chega uma nova frente fria, provocando chuvas generalizadas e declínio das temperaturas.
De acordo com a previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, o dia ainda deve começar com sol e temperaturas em rápida elevação. Os termômetros variam entre mínimas de 17°C de manhã e máximas que podem chegar aos 29°C.
Entre o final da tarde e o decorrer da noite, porém, a aproximação da frente fria deve causar aumento de nebulosidade e rajadas moderadas de vento, além de favorecer a ocorrência de pancadas isoladas de chuva de fraca a moderada intensidade.
Esse cenário permanece nos dias seguintes. Na quarta (13), a frente fria estará no mar, próxima do litoral paulista, o que deixará o tempo nublado e chuvoso, além de causar declínio das temperaturas. As máximas nesse dia não devem superar os 20°C, enquanto as mínimas devem oscilar em torno dos 15°C no período da noite.
A continuidade das chuvas variando de moderada a forte intensidade no decorrer do dia elevam o potencial para formação de alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra na Grande São Paulo.
Essa previsão do CGE foi confirmada pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que avaliou como moderado o risco de enxurradas, alagamentos e deslizamentos na região metropolitana de São Paulo e municípios vizinhos desta terça para quarta-feira, devido às pancadas isoladas de chuva.
O litoral sul paulista também possui risco moderado para as mesmas intempéries, principalmente, deslizamentos de terra, segundo o Cemaden.
O Climatempo explica que esta frente fria é acompanhada por um ciclone extratropical que se formou em alto-mar, longe da costa brasileira. Assim, o que veremos é só a influência do deslocamento da frente fria, que deve atingir com mais força a região Sul, provocando temporais e derrubando as temperaturas.
Os dados do CGE mostram que novembro acumulou até o momento 112,6 mm de chuva na capital paulista, o que corresponde a 83% dos 135,7 mm esperados para todo o mês.
Na Baixada Santista e no litoral norte do estado, a previsão indica a chance de chuva mais cedo, desde o início da tarde, pela maior proximidade da frente fria. Os ventos também não devem ser muito fortes e o calor será de até 31°C.
Já no interior do estado, a tendência é que não chova nesta terça. Na quarta deve chover brevemente em alguns locais, como Campinas e Ribeirão Preto. O tempo deve piorar de vez a partir de sexta-feira (15), quando o volume de precipitação deve ser maior em todas as regiões.
CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress