Campos do Jordão terá um museu com um grande acervo de carros antigos e novos a partir do dia 28 de novembro. O Museu CARDE se instala na cidade com o objetivo de contar a história do Brasil usando os veículos como personagem principal.
Chamado de CARDE – porque une Carro, Arte, Design e Educação -, o museu fica em um prédio de 6 mil m², construído no meio de uma floresta preservada de araucárias no bairro Alto da Boa Vista.
De acordo com o divulgado pela organização, o museu é um espaço dedicado à valorização da cultura e da história do Brasil, principalmente a do século 20, utilizando o automóvel para isso. Serão aproximadamente 100 veículos, expostos de forma rotativa, selecionados de acervos técnicos que conta com mais de 500 automóveis históricos.
O estabelecimento conta ainda com painéis de LED de alta definição para vídeos históricos e artísticos, além de ambientes sistema de luz e som com trilhas sonoras sincronizadas com os vídeos.
O local é mantido pela Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), entidade independente e sem fins lucrativos que completou 16 anos de atuação em Campos do Jordão. São mais de 700 alunos, entre crianças e adolescentes, beneficiados por cursos artísticos profissionais da instituição.
O museu vai ser inaugurado no dia 28 de novembro, com ingressos a partir de R$ 120. O funcionamento é de quinta-feira a segunda-feira. O CARDE fica na Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista, em Campos do Jordão.